Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Juan Radrigán e Plínio Marcos: contextos e textos dramáticos/espetaculares
Autor(es): Marcos Antonio Alexandre
Primeiro Orientador: Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Primeiro membro da banca : Graciela Ines Ravetti de Gomez
Segundo membro da banca: Fernando Antonio Mencarelli
Terceiro membro da banca: Guiomar Maria de Grammont M. A. Souza
Quarto membro da banca: Alai Garcia Diniz
Resumo: Esta tese objetiva realizar um estudo comparativo entre a obra dramática e espetacular do dramaturgo chileno Juan Radrigán (1937) e o dramaturgo brasileiro Plínio Marcos (1936/1999). O corpus teórico deste estudo se fundamenta nas contribuições advindas da Literatura Comparada, da Semiótica, da Estética da Recepção e dos Estudos Culturais, visando entender melhor as particularidades da história política brasileira e chilena, uma vez que os dois dramaturgos estudados conceberam grande parte de suas obras dramáticas sob o período ditatorial em seus respectivos paises. Analisar as obras dramáticas de Juan Radrigán em comparação com as de Plínio Marcos nos permite não apenas reconhecer os elementos comuns a seus textos, mas entender os motivos que levaram os dramaturgos a fazerem de suas personagens marginalizadas, o foco central de suas peças. Por outro lado, as análises efetivadas nos possibilitam reconhecer os problemas semelhantes que nos unem, brasileiros e chilenos e, ao mesmo tempo, tomam-se uma ferramenta para divulgação do trabalho dos autores no âmbito acadêmico.
Abstract: This thesis aims at carrying out a comparative study between the dramatic works of the Chilean playwright Juan Radrigán (1937) and the Brazilian playwright Plínio Marcos (1936/1999). The theoretical corpus of this study is based on contributions from the fields of comparative Literature, Semiotics, Esthetics of Reception and Cultural Studies. The study aims at a better understanding of the particularities of Brazilian and Chilean political histories, since the two playwrights studied conceived great part of their dramatic works under the dictatorial period in their respective countries. The analysis of the dramatic work of Juan Radrigán in comparison with Plínio Marcos' allows us not only to recognize the common elements of their texts, but also understand the reasons that led the plavwrights to make the marginalized characters the central focus of their plays. On the other hand, the analysis done enables us to recognize similar problems that unite Brazilians and Chileans and, at the same time, they become a tool for disclosure of the work of the authors in the academic field.
Assunto: Política na literatura
Semiótica e literatura
Teatro chileno SecXX Historia e critica
Radrigán, Juan, 1937- Crítica e interpretação
Literatura comparada
Marcos, Plínio Crítica e interpretação
Teatro brasileiro História e crítica Séc XIX
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5X8G25
Data do documento: 15-Abr-2004
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_marcosantonioalexandre.pdf16.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.