Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5XCQ9E
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vera Lucia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee1Helton Gonçalves de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Myriam Correa de Araujo Avilapt_BR
dc.contributor.referee3Julio Cesar Machado Pintopt_BR
dc.contributor.referee4Marcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.creatorLindsley Daibertpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T11:24:56Z-
dc.date.available2019-08-14T11:24:56Z-
dc.date.issued2004-04-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-5XCQ9E-
dc.description.resumoEste trabalho procura demonstrar a tese de que existe um fenômeno estético emergente que lida com a manipulação criativa da materialidade da palavra escrita, e que a incorporação dos seus procedimentos pelo campo literário poderia contribuir para um enriquecimento das possibilidades exploratórias das poéticas visuais contemporâneas. No capítulo 1.0 é feita uma apresentação do fenômeno do ambigrama, enfatizando-se suas características híbridas e ambíguas que irão definir suas especificidades em relação às palavras comuns. Foi desenvolvida também uma reflexão teórica sobre o valor da ambigüidade como elemento de resistência contra posições essencialistas e absolutistas. O capítulo 2.0 oferece uma perspectiva diacrônica do desenvolvimento dos ambigramas, mostrando ligações procedimentais com uma possível linhagem histórica envolvendo a Gestalt, o lúdico, as artes plásticas, os Concretismos, o cartunismo, a caligrafia e o design gráfico. São feitas comparações objetivando legitimar sua emergência como objeto estético frente ao seu relacionamento com estes outros textos. No capítulo 3.0 procuramos estabelecer os princípios de classificação que norteiam as diversas manifestações ambiogramáticas existentes, propondo uma nomeclatura específica para cada uma delas. Os métodos e procedimentos de projeto e construção dos ambigramas foram abordados no capítulo 4.0, onde são discutidas também questões teóricas relacionadas com o valor poético dos ambigramas e seu surgimento como novo objeto estético. Foram apresentados também depoimentos autorais relacionados com o processo de criação de ambigramas, além da análise de alguns ambigramas escolhidos em função de sua qualidade. No capítulo 5.0 foram sugeridas algumas explorações ainda não totalmente desenvolvidas no espaço de possibilidades oferecido pelos ambigramas. Os desdobramentos citados passam por novos procedimentos construtivos, aplicações na pesquisa neurológica e na pesquisa espacial.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjeto estéticopt_BR
dc.subjectGestaltpt_BR
dc.subjectAmbigramapt_BR
dc.subject.otherArtes graficaspt_BR
dc.subject.otherAmbigüidadept_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc)pt_BR
dc.subject.otherPoesia visualpt_BR
dc.titleAmbigramas: a construção de uma poética da imagem da letrapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_completa___ambigramas_a_constru__o_de_uma_po_tica_da_imagem_da_letra.pdf25.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.