Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPRH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ida Lucia Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wander Emediato de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Maria Clark Peres | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | João Bôsco Cabral dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Paulo Henrique Mendes Aguiar | pt_BR |
dc.creator | Emilia Mendes Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T12:31:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T12:31:27Z | - |
dc.date.issued | 2004-09-15 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPRH | - |
dc.description.abstract | Le but de notre recherche est voir la fiction en tant que phénomène de la communication en générale. Dans cette perspective, la fictionnalité pourrait apparaître dans les genres de discours dont le statut soit factuel ou soit fictionnel. La fictionnalité, ou mise en fiction, se caractérise pour être la simulation d´une situation possible. À partir de ce point de vue, on peut postuler trois types de fictionnalité: constitutive, colaborative et prédominante. Pour définir le mécanisme d´action de la fictionalité, on a utilisé la Théorie Sémiolinguistique developpée par P. Charaudeau. Dans le stage actuel de notre recherche, on a conclu que la fictionnalité peut être determinée et influencée par des concepts et des notions tels que: situation de communication, contrat situationel, des enjeux des genres de discours, des effets de réel et des effet de fiction, le style, les identités sociales et discursives etc. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo de nossa pesquisa é mostrar que a ficcionalidade podeser um fenômeno da comunicação em geral, e não somente uma ocorrência restrita às artes, vistas de forma ampla. Em tal linha de pensamento, poderíamos encontrar a ficcionalidade em vários gêneros de discurso, sejam classificados com estatutos factuais ou ficcionais.Definimos ficcionalidade como sendo a simulação de uma situaçãopossível. Como decorrência de tal demarcação, postulamos a existência de três tipos de ficcionalidade: constitutiva (é inerente aos fenômenos em que ocorre por exemplo, a língua, o sistema numérico etc.); colaborativa (ocorre em gêneros de discurso cujo estatuto é factual por exemplo, publicidades, discurso didático etc.); predominante (está presente em gêneros de discurso cujo estatuto é ficcional por exemplo, piadas, charges, contos, romances etc.). O tratamento teórico dado à noção de ficcionalidade foi feito a partir da Teoria Semiolingüística de P. Charaudeau. Nesta perspectiva, no atual estágio de nossa pesquisa, concluímos que a ficcionalidade é determinada einfluenciada por conceitos e noções tais como: situação de comunicação, contrato situacional, restrições genéricas, efeitos de real e efeitos de ficção, estilo, identidades social e discursiva, dentre outros. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | ficcionalidade | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção | pt_BR |
dc.subject.other | Semiótica | pt_BR |
dc.title | Contribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivas | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
emilia_mlopes_tese.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.