Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPRH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ida Lucia Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Ana Maria Clark Perespt_BR
dc.contributor.referee3João Bôsco Cabral dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Paulo Henrique Mendes Aguiarpt_BR
dc.creatorEmilia Mendes Lopespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:31:27Z-
dc.date.available2019-08-10T12:31:27Z-
dc.date.issued2004-09-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-64KPRH-
dc.description.abstractLe but de notre recherche est voir la fiction en tant que phénomène de la communication en générale. Dans cette perspective, la fictionnalité pourrait apparaître dans les genres de discours dont le statut soit factuel ou soit fictionnel. La fictionnalité, ou mise en fiction, se caractérise pour être la simulation d´une situation possible. À partir de ce point de vue, on peut postuler trois types de fictionnalité: constitutive, colaborative et prédominante. Pour définir le mécanisme d´action de la fictionalité, on a utilisé la Théorie Sémiolinguistique developpée par P. Charaudeau. Dans le stage actuel de notre recherche, on a conclu que la fictionnalité peut être determinée et influencée par des concepts et des notions tels que: situation de communication, contrat situationel, des enjeux des genres de discours, des effets de réel et des effet de fiction, le style, les identités sociales et discursives etc.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo de nossa pesquisa é mostrar que a ficcionalidade podeser um fenômeno da comunicação em geral, e não somente uma ocorrência restrita às artes, vistas de forma ampla. Em tal linha de pensamento, poderíamos encontrar a ficcionalidade em vários gêneros de discurso, sejam classificados com estatutos factuais ou ficcionais.Definimos ficcionalidade como sendo a simulação de uma situaçãopossível. Como decorrência de tal demarcação, postulamos a existência de três tipos de ficcionalidade: constitutiva (é inerente aos fenômenos em que ocorre por exemplo, a língua, o sistema numérico etc.); colaborativa (ocorre em gêneros de discurso cujo estatuto é factual por exemplo, publicidades, discurso didático etc.); predominante (está presente em gêneros de discurso cujo estatuto é ficcional por exemplo, piadas, charges, contos, romances etc.). O tratamento teórico dado à noção de ficcionalidade foi feito a partir da Teoria Semiolingüística de P. Charaudeau. Nesta perspectiva, no atual estágio de nossa pesquisa, concluímos que a ficcionalidade é determinada einfluenciada por conceitos e noções tais como: situação de comunicação, contrato situacional, restrições genéricas, efeitos de real e efeitos de ficção, estilo, identidades social e discursiva, dentre outros.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectficcionalidadept_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherFicçãopt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.titleContribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivaspt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emilia_mlopes_tese.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.