Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZGKV
Type: Tese de Doutorado
Title: Para ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinema
Authors: Celina Figueiredo Lage
First Advisor: Jacyntho Jose Lins Brandao
First Referee: Teodoro Renno Assuncao
Second Referee: Tereza Virginia R Barbosa
Third Referee: Imaculada Maria Guimarães Kangussu
metadata.dc.contributor.referee4: Jair Tadeu da Fonseca
Abstract: O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema, tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia. Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental, a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação. Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto de vista da recepção dos poemas
Abstract: The aim of this research is to study some aspects of Homer's Odyssey reception in the field of Visual Arts, specifically Fine Arts and Cinema. We analysed the visuallity inside the poem and how the poet stimulates plastic imagination trough visible and invisible images. About Fine Arts, we investigated the Cyclops iconography at ancient sculptures and paintings, the relationship with the Homeric epic and the way how theserepresentations had incorporated multiple cultural references. In the area of Cinema, we made critical comments about two films by important contemporary film-makers, Contempt by Jean Luc Godard and Ulysses Gaze by Theo Angelopoulos, that had established dialogues with Homer and revealled new points of view about Odyssey. Then, we analysed some concepts related to the Intersemiotic Translation and to the Aesthetic Tradition, in the aim to demonstrate how the translations works could offer to the artists one very rich field of expression and creativity. In this sense, we proposed one reformulation of the Homeric Question, suggesting that it could be mainly focussed by the point of view of the poems reception
Subject: O Desprezo (Filme)
Ciclope (Mitologia grega)
Angelópoulos, Theo
Um Olhar a cada dia (Filme)
Arte e literatura
Literatura épica grega
Homero Odisséia Crítica e interpretação
Cinema
Arte grega
Godard, Jean-Luc 1930-
Literatura e cinema
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZGKV
Issue Date: 1-Dec-2004
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
para_ver_a_odisseia.pdf5.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.