Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas
Autor(es): Hilda Simone Henriques Coelho
Primeiro Orientador: Heliana Ribeiro de Mello
Primeiro Coorientador: Ana Maria Ferreira Barcelos
Primeiro membro da banca : Maria Helena Vieira Abrahão
Segundo membro da banca: Deise Prina Dutra
Resumo: Este estudo, realizado em três escolas públicas, da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, teve como objetivos (a) fazer um levantamento das crenças de quatro professores de inglês e de seus respectivos alunos sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em escola pública e (b) compreender como esses professores e alunos justificam suascrenças sobre o ensino e aprendizagem de LI em escolas públicas. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre crenças (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001) de formação de professores (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) e ensino de inglês no Brasil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). A metodologia escolhida foi o estudo decaso e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: narrativas, observação de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as crenças dos professores refletem o que eles pensam ser possível realizar no ensino de LI em suas escolas, o que acreditam ser seu papel e como percebem seus alunos e a escola pública. Algumas crenças justificam-se nas histórias de aprendizagem de cada professor e nas experiências de ensino que tiveram. Os alunos mostram em suas crenças o que esperam do ensino de LI e justificam suas crenças através de suas experiências enquanto aprendizes, naquilo que imaginam ser possível de acontecer e das experiências queescutam de seus professores e colegas. Em resumo, os resultados sugerem que os professores acreditam que são responsáveis pela aprendizagem de seus alunos e que é possível ensinar apenas estruturas básicas dentro de um programa que tem como focoprincipal a instrumentalização da língua. Os alunos, por sua vez, acreditam que o ensino deveria acontecer de maneira progressiva, tendo seu início nas primeiras séries do ensino fundamental a fim de lhes proporcionar maior avanço no conhecimento do idioma. Este estudo mostra a necessidade de se conhecer as expectativas dos professores e alunos e assim re-significar o ensino de LI nas escolas públicas.
Abstract: This study, in three public schools in Zona da Mata, Minas Gerais state aimed at (a) detecting the beliefs about English language teaching in public schools of four English teachers and their students and (b) understanding how these teachers and students justify their beliefs about the teaching and learning of English. The theoretical framework was based on studies about beliefs (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001), teacher education (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) and English teaching in Brazil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). The chosen methodology was case study and the following data collection instruments were used: narratives, class observations, questionnaires, and interviews. The results have indicated that the teachers beliefsreflect what they think is possible to do in teaching English in their schools, what they believe to be their role and how they perceive public schools. Some of these beliefs are based on their learning histories and their teaching experiences. The students show in their beliefs what they expect from English teaching and base their beliefs on their experiences as learners, on what they believe is possible to happen in public schools and on what they hear from their teachers and peers experiences. In short, the results have suggested that teachers believe they are responsible for their students learning and that it is possible to teach only basic structures within a program that has as main focus language for specific purposes. Students believe that teaching should happen following a sequence, beginning in the first grades of elementary school in order to give them better knowledge in the language. This study has shown the need to know teachers and students expectations and thus, re-signify English teaching in public schools.
Assunto: Escolas publicas
Formação de professores
Lingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aquisição da segunda linguagem
Crenças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
Data do documento: 21-Mar-2005
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
disserta__o_pdf_hilda_coelho.pdf518.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.