Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heliana Ribeiro de Mellopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.contributor.referee1Maria Helena Vieira Abrahãopt_BR
dc.contributor.referee2Deise Prina Dutrapt_BR
dc.creatorHilda Simone Henriques Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T10:33:04Z-
dc.date.available2019-08-14T10:33:04Z-
dc.date.issued2005-03-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6ACG69-
dc.description.abstractThis study, in three public schools in Zona da Mata, Minas Gerais state aimed at (a) detecting the beliefs about English language teaching in public schools of four English teachers and their students and (b) understanding how these teachers and students justify their beliefs about the teaching and learning of English. The theoretical framework was based on studies about beliefs (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001), teacher education (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) and English teaching in Brazil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). The chosen methodology was case study and the following data collection instruments were used: narratives, class observations, questionnaires, and interviews. The results have indicated that the teachers beliefsreflect what they think is possible to do in teaching English in their schools, what they believe to be their role and how they perceive public schools. Some of these beliefs are based on their learning histories and their teaching experiences. The students show in their beliefs what they expect from English teaching and base their beliefs on their experiences as learners, on what they believe is possible to happen in public schools and on what they hear from their teachers and peers experiences. In short, the results have suggested that teachers believe they are responsible for their students learning and that it is possible to teach only basic structures within a program that has as main focus language for specific purposes. Students believe that teaching should happen following a sequence, beginning in the first grades of elementary school in order to give them better knowledge in the language. This study has shown the need to know teachers and students expectations and thus, re-signify English teaching in public schools.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, realizado em três escolas públicas, da Zona da Mata, do Estado de Minas Gerais, teve como objetivos (a) fazer um levantamento das crenças de quatro professores de inglês e de seus respectivos alunos sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em escola pública e (b) compreender como esses professores e alunos justificam suascrenças sobre o ensino e aprendizagem de LI em escolas públicas. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre crenças (Nespor, 1987; Pajares, 1992; Barcelos, 2001) de formação de professores (Barcelos, 1995; Oliveira 2001) e ensino de inglês no Brasil (Félix, 1999; Rolim, 1998; Oliveira, 2002). A metodologia escolhida foi o estudo decaso e foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta: narrativas, observação de aulas, questionários e entrevistas. Os resultados indicam que as crenças dos professores refletem o que eles pensam ser possível realizar no ensino de LI em suas escolas, o que acreditam ser seu papel e como percebem seus alunos e a escola pública. Algumas crenças justificam-se nas histórias de aprendizagem de cada professor e nas experiências de ensino que tiveram. Os alunos mostram em suas crenças o que esperam do ensino de LI e justificam suas crenças através de suas experiências enquanto aprendizes, naquilo que imaginam ser possível de acontecer e das experiências queescutam de seus professores e colegas. Em resumo, os resultados sugerem que os professores acreditam que são responsáveis pela aprendizagem de seus alunos e que é possível ensinar apenas estruturas básicas dentro de um programa que tem como focoprincipal a instrumentalização da língua. Os alunos, por sua vez, acreditam que o ensino deveria acontecer de maneira progressiva, tendo seu início nas primeiras séries do ensino fundamental a fim de lhes proporcionar maior avanço no conhecimento do idioma. Este estudo mostra a necessidade de se conhecer as expectativas dos professores e alunos e assim re-significar o ensino de LI nas escolas públicas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subject.otherEscolas publicaspt_BR
dc.subject.otherFormação de professorespt_BR
dc.subject.otherLingua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherCrençaspt_BR
dc.title"É possível aprender inglês na escola?": crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
disserta__o_pdf_hilda_coelho.pdf518.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.