Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionais
Autor(es): Gilmar Bueno Santos
Primeiro Orientador: Katia Modesto Valerio
Primeiro membro da banca : Deise Prina Dutra
Segundo membro da banca: William Augusto Menezes
Resumo: Este trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores.
Abstract: This work was meant to identify and analyze the use of Discourse Markers (DMs) by EFL students, focusing on the role of formal instruction. The theoretical basis used as the criteria for determining DMs functions in the present research are studies such as Marcuschi (1986), Chiaretti (1993), Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) and Jorge (1997). The analyzed data were also treated statistically in order to determine the most significant conditioning factors for the production of the phenomenon under research. The statistics program used in this research was Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). The results show that the formal instruction as an element to consider in second language learning and teaching can make a contribution to the use of DMs.
Assunto: Marcadores conversacionais
Competência comunicativa
Ambiente de sala de aula
Análise da conversação
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY
Data do documento: 25-Ago-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_gilmar.pdf344.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.