Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Katia Modesto Valeriopt_BR
dc.contributor.referee1Deise Prina Dutrapt_BR
dc.contributor.referee2William Augusto Menezespt_BR
dc.creatorGilmar Bueno Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:55:49Z-
dc.date.available2019-08-10T05:55:49Z-
dc.date.issued2006-08-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SHJNY-
dc.description.abstractThis work was meant to identify and analyze the use of Discourse Markers (DMs) by EFL students, focusing on the role of formal instruction. The theoretical basis used as the criteria for determining DMs functions in the present research are studies such as Marcuschi (1986), Chiaretti (1993), Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) and Jorge (1997). The analyzed data were also treated statistically in order to determine the most significant conditioning factors for the production of the phenomenon under research. The statistics program used in this research was Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). The results show that the formal instruction as an element to consider in second language learning and teaching can make a contribution to the use of DMs.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar e analisar a ocorrência de Marcadores Conversacionais na produção oral de aprendizes de Língua Inglesa como Língua Estrangeira de um curso de Licenciatura em LI, objetivando-se avaliar o efeito da instrução formal na produção oral destes. Para a análise dos MCs, elaborou-se uma adaptação das classificações propostas inicialmente por Marcuschi (1986) e Chiaretti (1993). O trabalho de adaptação das categorias considerou também as contribuições teóricas de Galembeck & Carvalho (1998a, 1998b), Penhavel (2005) e Jorge (1997). Os dados analisados também receberam tratamento estatístico a fim de determinar os fatores condicionantes mais significativos para a produção do fenômeno pesquisado. O programa estatístico empregado na pesquisa foi o Goldvarb 2001 (Robinson, Lawrence e Tagliamonte, 2001). Com base nos resultados obtidos observou-se que a intervenção foi favorável ao aumento expressivo de ocorrências de marcadores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectMarcadores conversacionaispt_BR
dc.subject.otherMarcadores conversacionaispt_BR
dc.subject.otherCompetência comunicativapt_BR
dc.subject.otherAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.otherAnálise da conversaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO papel da instrução na produção oral de aprendizes de língua inglesa: um estudo sobre marcadores conversacionaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_gilmar.pdf344.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.