Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHZE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcus Vinicius de Freitaspt_BR
dc.contributor.referee1Eneida Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Audemaro Taranto Goulartpt_BR
dc.creatorDaniella Arreguy Marques da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:38:31Z-
dc.date.available2019-08-13T05:38:31Z-
dc.date.issued2006-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6SJHZE-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo de pesquisa as canções de Chico Buarque de Hollanda sob a perspectiva semiótica, na qual literatura e música entrelaçam, propiciando o estudo da canção popular atrelado a conceitos pertinentes, até então, à literatura. As composições de Chico Buarque atendem a tal proposta, uma vez que nelas se percebe cuidadoso trabalho de elaboração melódica e lingüística, no qual a letra se encaixa nos caminhos traçados pela melodia, característica, provável por incluir Chico Buarque no rol dos cancionistas, de acordo com os estudos de Luiz Tatit. Não desenvolvemos este projeto tomando letra de música por poesia. Apesar de encontrarmos letras que apresentam notável apuro lingüístico, e até mesmo algumas com forte presença lírica, procuraremos demonstrar que tais artes - música e poesia - são produções artísticas distintas, cada qual com características que lhe são próprias. A obra de Chico Buarque tem sido objeto de análise ao longo dos anos sob múltiplos olhares. Neste estudo, no entanto, buscaremos discutir o lugar ocupado pelas composições buarquianas no meio musical brasileiro. Além disso, procuraremos, sobretudo, demonstrar como o lirismo, especialmente a noção de lirismo dramático, bem como a polifonia e a construção de personagens são presenças recorrentes nas canções nas canções de Chico Buarque. Para tanto, utilizaremos como referencial teórico os estudos de Jorge Koshyiama, Hugo Friedrich e José Augusto Seabra, autores que estudaram o tema do lirismo sob a perspectiva da dramaticidade e da vivência de emoções.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Buarquept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subject.otherBuarque, Chico, 1944- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPolifoniapt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira Dramapt_BR
dc.subject.otherPoesia líricapt_BR
dc.subject.otherBuarque, Chico, 1944- Personagenspt_BR
dc.subject.otherMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subject.otherMúsica e literaturapt_BR
dc.titleLirismo dramático: vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Hollandapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado_daniella_arreguy.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.