Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTJY9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O interacionismo sócio-discursivo em produção de texto no processo seletivo do vestibular
Autor(es): Joelma Rezende Xavier
Primeiro Orientador: Regina Lucia Peret Dell Isola
Primeiro membro da banca : Ângela Paiva Dionísio
Segundo membro da banca: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Resumo: Nesta pesquisa, objetivamos descrever e a analisar aspectos relacionados à construção da eficácia argumentativa em textos-resposta produzidos em prova de Redação do vestibular, utilizando, para isso, as orientações teóricas do Sócio-Interacionismo Discursivo (BRONCKART, 1999). A partir da concepção de que o texto é um produto sócio-histórico em constante interação com a realidade subjetiva, com os gêneros de textos disponíveis historicamente no intertexto e com o contexto em que se insere a ação de linguagem, levantamos a hipótese de que a produção de um texto eficaz decorre, principalmente, do domínio dos elementos discursivos responsáveis por sua configuração. Foram, então, investigadas as estratégias usadas por sujeitos-produtores em uma situação específica de escrita (os candidatos ao vestibular) para demarcar: (a) a tipologia textual orientada no objetivo da instrução da prova a argumentação; (b) o uso dos operadores argumentativos; (c) uma perspectiva enunciativa, por meio do uso das modalizações. Na análise realizada, exploraram-se os elementos constituintes do folhado textual (BRONCKART, 1999): a infra-estrutura geral do texto; os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Os resultados alcançados evidenciaram que, de um modo geral, a produção escrita no contexto avaliativo do vestibular ainda apresenta deficiências no nível macro-sintático, uma vez que, de acordo com as ocorrências do corpus¸ a maioria dos candidatos não articulou, satisfatoriamente, os elementos constituintes do tipo textual argumentativo; no nível da textualização, já que a maioria dos candidatos apresentou dificuldade em operar as marcações lingüísticas responsáveis pela argumentação; e, finalmente, no nível enunciativo, pelo fato de muitos candidatos não demonstrarem um domínio efetivo dos mecanismos enunciativos, responsáveis, sobretudo, pela representação da subjetividade no corpo do texto.
Assunto: Comunicação escrita
Estratégia interacional
Redação Avaliação
Gêneros textuais
Estratégia discursiva
Língua portuguesa Redação
Exame vestibular
Gêneros discursivos
Redação Exames, questões, etc
Análise do discurso
Estratégia textual
Lingüística textual
Produção de textos
Sociolingüística
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTJY9
Data do documento: 7-Dez-2006
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