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dc.contributor.advisor1Regina Lucia Peret Dell Isolapt_BR
dc.contributor.referee1Ângela Paiva Dionísiopt_BR
dc.contributor.referee2Maria da Graca Ferreira da Costa Valpt_BR
dc.creatorJoelma Rezende Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:49:19Z-
dc.date.available2019-08-09T19:49:19Z-
dc.date.issued2006-12-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-6VTJY9-
dc.description.resumoNesta pesquisa, objetivamos descrever e a analisar aspectos relacionados à construção da eficácia argumentativa em textos-resposta produzidos em prova de Redação do vestibular, utilizando, para isso, as orientações teóricas do Sócio-Interacionismo Discursivo (BRONCKART, 1999). A partir da concepção de que o texto é um produto sócio-histórico em constante interação com a realidade subjetiva, com os gêneros de textos disponíveis historicamente no intertexto e com o contexto em que se insere a ação de linguagem, levantamos a hipótese de que a produção de um texto eficaz decorre, principalmente, do domínio dos elementos discursivos responsáveis por sua configuração. Foram, então, investigadas as estratégias usadas por sujeitos-produtores em uma situação específica de escrita (os candidatos ao vestibular) para demarcar: (a) a tipologia textual orientada no objetivo da instrução da prova a argumentação; (b) o uso dos operadores argumentativos; (c) uma perspectiva enunciativa, por meio do uso das modalizações. Na análise realizada, exploraram-se os elementos constituintes do folhado textual (BRONCKART, 1999): a infra-estrutura geral do texto; os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Os resultados alcançados evidenciaram que, de um modo geral, a produção escrita no contexto avaliativo do vestibular ainda apresenta deficiências no nível macro-sintático, uma vez que, de acordo com as ocorrências do corpus¸ a maioria dos candidatos não articulou, satisfatoriamente, os elementos constituintes do tipo textual argumentativo; no nível da textualização, já que a maioria dos candidatos apresentou dificuldade em operar as marcações lingüísticas responsáveis pela argumentação; e, finalmente, no nível enunciativo, pelo fato de muitos candidatos não demonstrarem um domínio efetivo dos mecanismos enunciativos, responsáveis, sobretudo, pela representação da subjetividade no corpo do texto.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecttextopt_BR
dc.subjectargumentaçãopt_BR
dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
dc.subjectinteraçãopt_BR
dc.subjectcontexto avaliativopt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherEstratégia interacionalpt_BR
dc.subject.otherRedação Avaliaçãopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherEstratégia discursivapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Redaçãopt_BR
dc.subject.otherExame vestibularpt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherRedação Exames, questões, etcpt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherLingüística textualpt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherSociolingüísticapt_BR
dc.titleO interacionismo sócio-discursivo em produção de texto no processo seletivo do vestibularpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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