Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6W2QNL
Type: Tese de Doutorado
Title: Crenças sobre avaliação em língua inglesa: um estudo de caso a partir das metáforas no discurso de professores em formação
Authors: Maria Clara Carelli Magalhaes
First Advisor: Laura Stella Miccoli
First Referee: Ana Maria Ferreira Barcelos
Second Referee: Mariney Pereira da Conceição
Third Referee: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Abstract: O presente trabalho é um estudo de caso que investiga as crenças sobre avaliação nos discursos de quatro professoras de língua inglesa em formação inicial de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Essas crenças são reveladas a partir da análise das metáforas que essas professoras utilizam ao relatarem suas experiências com avaliação em duas narrativas pessoais escritas, uma como alunas-avaliadas e outra como professorasavaliadoras durante o estágio da disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa. Considerandose que as metáforas expressam a maneira como as alunas-professoras interpretam suas experiências anteriores com avaliação, este estudo analisa a influência dessas experiências nascrenças sobre avaliar e como essas últimas se evidenciam nas ações práticas durante as aulas ministradas nos estágios da Prática de Ensino. Os resultados apontam para uma similaridade nas crenças tanto no contexto de experiências como alunas-avaliadas quanto no contexto de vivências como professoras-avaliadoras. Em ambos, as crenças foram categorizadas como representantes de dois modelos - o Modelo de Avaliação Experienciado e o Modelo de Avaliação Idealizado. O primeiro se refere às crenças advindas de experiências vivenciadascom avaliação em língua inglesa e foi constatado nas ações práticas das professoras, o segundo é decorrente da reflexão sobre essas experiências e indicam o que a avaliação poderia ser, manifestada no discurso das informantes. Nesse sentido, os resultados corroboram a idéia de que há uma relação estreita entre as experiências, crenças e ações, permitindo compreender o pensamento do professor em formação inicial sobre a avaliação da aprendizagem. Este estudotambém oferece contribuições metodológicas para a pesquisa sobre crenças por utilizar a análise de metáforas na interpretação das experiências que subjazem as crenças, neste estudo, sobre avaliar.
Abstract: A case study investigates beliefs about testing/evaluation in the discourse of four English student-teachers of a public University in the State of Minas Gerais. The beliefs held by these teachers were revealed by analyzing the metaphors they used when describing their lived/personal experiences with testing in two written narratives: One as students taking tests and the other as student-teachers giving exams to their students in the discipline English Language Teaching Practice. The metaphors expressed the ways student-teachers interpreted their previous experiences with testing. The study analyzed the influence thatprior lived experience had on their beliefs about testing and how these experiences were influential as they administered tests during the student teaching process in the Teaching Practice discipline. The results point towards a similarity in beliefs in both investigated contexts, i.e., as tested / evaluated students and in their role as testing/ evaluating teachers. In both contexts, beliefs were categorized as representing two models of belief The Experienced Testing/Evaluation Model and the Idealized Testing/Evaluation Model. The former refers to the beliefs from experiences lived in the porcess of being tested/evaluated. The latter refers to experiences with testing/evaluation that are idealized as these students reflect on their experiences in both contexts of investigation. The results confirm the idea that there is a narrow relation among experience, beliefs and actions, promoting the comprehension of student-teachers thinking about assessment and evaluation. This study also contributes to research methodology on investigating beliefs through metaphors.
Subject: Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Aprendizagem Avaliação
Professores Formação
Professores de inglês Avaliação
Professores de inglês Atitudes
Crenças
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6W2QNL
Issue Date: 21-Dec-2006
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maria_clara___tese.pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.