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http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDRMK
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite |
Autor(es): | Roberta Ellen Canuto |
Primeiro Orientador: | Vera Lucia de Carvalho Casa Nova |
Primeiro membro da banca : | Julio Cesar Machado Pinto |
Segundo membro da banca: | Leda Maria Martins |
Resumo: | Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswald de Andrade e todo o panorama artístico e cultural das décadas de 1920 e 1960, buscando aprofundar na abordagem da produção cinematográfica deste último período, no Brasil. Além dessas influências da cultura brasileira, este trabalho analisa a presença decisiva da obra de cineastas como Jean-Luc Godard e Orson Welles, na produção de Rogério Sganzerla, em especial, em O Bandido da luz vermelha, que de acordo cm a conclusão desta pesquisa, consolidou-se como uma síntese experimental do pensamento do seu criador. |
Assunto: | Antropofagia Cinema Brasil Critica cinematografica Cinema experimental Cinema Historia Sganzerla, Rogerio, 1946-2004 O bandido da luz vermelha (Filme) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDRMK |
Data do documento: | 6-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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