Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDRMK
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite
Autor(es): Roberta Ellen Canuto
Primeiro Orientador: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Primeiro membro da banca : Julio Cesar Machado Pinto
Segundo membro da banca: Leda Maria Martins
Resumo: Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswald de Andrade e todo o panorama artístico e cultural das décadas de 1920 e 1960, buscando aprofundar na abordagem da produção cinematográfica deste último período, no Brasil. Além dessas influências da cultura brasileira, este trabalho analisa a presença decisiva da obra de cineastas como Jean-Luc Godard e Orson Welles, na produção de Rogério Sganzerla, em especial, em O Bandido da luz vermelha, que de acordo cm a conclusão desta pesquisa, consolidou-se como uma síntese experimental do pensamento do seu criador.
Assunto: Antropofagia
Cinema Brasil
Critica cinematografica
Cinema experimental
Cinema Historia
Sganzerla, Rogerio, 1946-2004
O bandido da luz vermelha (Filme)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6WDRMK
Data do documento: 6-Mar-2006
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_tese.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.