Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWJ7E
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Retextualização de textos acadêmicos: aspectos cognitivos e culturais
Autor(es): Josiane Andrade Militao
Primeiro Orientador: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Primeiro membro da banca : Carla Viana Coscarelli
Segundo membro da banca: Neusa Salim Miranda
Terceiro membro da banca: Hugo Mari
Resumo: Este trabalho tem o propósito de analisar em que medida a forma de elaboração de uma proposta de produção de textos acadêmicos escritos que tenham como base textos acadêmicos orais, tais como aulas expositivas e palestras, e a exposição prévia dos objetivos da aula balizam as atividades cognitivas envolvidas nesse processo de escuta e de produção textual. Entendemos que essa análise envolve um trabalho com aspectos cognitivos e culturais, uma vez que, para discutir o processo de produção de texto, esses estão intrinsicamente ligados e é difícil abordar um desconsiderando-se o outro. A noção de representação, por ser considerada uma baliza epistemológica nas teorias sobre cognição, é revista sob o prisma das teorias da Biologia do Conhecer, da Lingüística Antropológica e da Lingüística Cognitiva. Optamos por utilizar a Teoria da Mesclagem Conceitual para a análise dos dados porque ela é a que nos apresentou a melhor opção de representação do mapeamento cognitivo realizado pelos alunos emsua tarefa de retextualização de textos acadêmicos. Analisamos duas aulas do Curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, uma em que os objetivos e as condições de produção do texto dela resultante estavam previamente claros, e outra em que nem os objetivos nem as condições foram claramente expostas.Os dados foram analisados de acordo com a Teoria da Mesclagem Conceitual. Analisamos o tipo de rede conceitual, os pressupostos e as relações vitais construídas pelos dois diferentes grupos de informantes. A hipótese é a de que o esclarecimento prévio dos objetivos da aula e das condições de produção do texto dela resultante auxiliam no processo de mesclagem dos espaços mentais, comprimindo-os em uma mescla, o que é crucial para a compreensão. Os informantes que conheciam as condições e os objetivos da aula apresentaram, em sua maioria, de acordo com os testes estatísticos, melhores resultados. Analisamos também a forma como os grupos de informantes recuperaram as metáforas construídas pela professora. A nossa hipótese era a de queos alunos que tinham dificuldade de compressão teriam que se apoiar mais nos recursos metafóricos para construir seus textos. E foi o que se verificou. Deixamos aqui sugestões para pesquisas futuras: Existem relações vitais que estabelecemos com mais facilidade que as outras? Quais? Por que?O gênero textual definido como balizador para a forma e o conteúdo do texto da tarefa de retextualização aqui proposta é critériodefinidor também dos movimentos cognitivos?
Abstract: This work aims to analyze to what extent the form of elaboration of a proposal of written academic texts production based on oral academic texts, such as classes and lectures, and the previous exposition of the goals of the class govern the involved cognitive activities in this process of listening and writing. We understand that this analysis involves a work with cognitive and cultural aspects, once that to take the process of textproduction into account, these aspects are intrinsically linked and it is difficult to approach one disrespecting the other. The notion of representation has been considered an epistemological turn on the theories on cognition, and it is reviewed in this work under Biology of Cognition, Anthropological Linguistics and Cognitive Linguistics theories. We have chosen to analyse the data based on the Theory of the Conceptual Blending because it is the one that has presented the best option of representation of the cognitive mapping carried through by the informants in its task of retextualization of academic texts. We analyze two classes of the Course of Letters of the Pontifícia Universidade Católica of Minas Gerais: one where the goals and the conditions of production of the resulting text were previously clear, and another one where neither the goals nor the conditions had been clearly exposed. We analyze the type of conceptual network, the presuppositions and the vital relations constructed by the two different groups of informers. The hypothesis is of that the previous exposition of the classes goals and the conditions of production of the resulting text helps the process of blending of the,compressing mental spaces in a blend, that it is crucial for the understanding. The informers who knew the conditions and the classes goals had presented, in its majority, in accordance with the statistical tests, the best results. We also analyze the form as the groups of informers had recovered the metaphors constructed by the teacher. Ourhypothesis was of that the pupils who had compression difficulties would have to use more metaphorical resources to construct their texts. And that was verified. We leave suggestions for future research here: Are there any vital relations that we establish easier than the others? Which ones? Why? Is the text gender here defined as a leader to the form and the content of the text of the retextualization task proposal is also a defining criterion for the cognitive movements here?
Assunto: Antropolingüística
Comunicação escrita
Cognição e cultura
Gêneros textuais
Cognição
Lingüística textual
Língua portuguesa Redação
Produção de textos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6YWJ7E
Data do documento: 12-Mar-2007
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_final.pdf29.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.