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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Trilhando novos caminhos: professores rumo à implementação de call
Authors: Valdenia Carvalho e Almeida
First Advisor: Ricardo Augusto de Souza
First Referee: Vicente Aguimar Parreiras
Second Referee: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Abstract: Este estudo investigou o processo de implementação de atividades de CALL nas aulas de línguas de uma instituição de ensino privado. Nosso objetivo era solucionar o problema da não utilização do computador e identificar os fatores que interferem no uso de CALL em nossa escola.Participaram deste estudo de caso sete professores, além da pesquisadora, a qual exerce as funções de Professora de Inglês e de Coordenadora Pedagógica e, ainda, é uma das proprietárias da escola em tela. A investigação foi processada através de um ciclo de planejamento-ação-observação-reflexão (Richards e Lockhart, 1996) e contou com o envolvimento dos participantes e da pesquisadora de modo cooperativo. O trabalho teve, como eixo orientador, estudos realizados na área. Estes estudos compreenderam pesquisas sobre a implementação de CALL e aplicação de seus recursos. Baseamos-nos, também, no papel do professor no ensino e aprendizagem de línguas, para levar em consideração o papel do professor na utilização e implementação dos recursos de CALL. Os professores passaram a fazer uso do computador, em suas aulas, e essa experiência foi registrada, em diários, e discutida em reuniões com o grupo. Através daanálise dos dados, verificamos que os professores possuem algumas crenças acerca do uso do computador na aprendizagem. Além disso, os participantes identificaram cinco fatores principais influentes no uso de CALL: 1. tempo; 2. programa de curso; 3. recursos; 4. letramento eletrônico e 5. uso do computador no dia-a-dia. Estes fatores revelam a importância do envolvimento de toda a instituição (administração, coordenação e docência) no processo de implementação de CALL.
Abstract: This study investigated the process of CALL implementation to the curriculum of a private language institution. Our goal was to solve the problem of lack of the use of CALL and to identify the factors influencing CALL use. Seven language teachers and the researcher, who is a language teacher and the pedagogical coordinator, as well as one of the owners of the school, participated in this case study. The inquiry was processed through a cycle of planning-action-observationreflection(Richards & Lockhart, 1996). As the basis for this study, we used the studies developed in the area. These studies concerned researches on the implementation of CALL and its resources. The study was also based on the theories about the role of the teacher in process of learninga second language as a way to comprehend the role of the teacher in the use and implementation of CALL resources. The participants adopted CALL activities in their classes and this experience was recorded in personal diaries and discussed in some group meetings. Through thedata analyses, we verify that the teachers have some beliefs about the use of the computer in the pedagogical practice. Moreover, the participants identified five main factors influencing CALL use: 1. time; 2. curriculum; 3. resources; 4. computer literacy and 5. daily use of computer. These factors show the importance of the participation ofthe whole institution (management, coordination and teaching staff) in the process of CALL use.
Subject: Aprendizagem Metodologia
Tecnologia educacional
Linguas Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Ensino auxiliado por computador
Professores de línguas Atitudes
Internet (Redes de computação) na educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-76RMEW
Issue Date: 5-Sep-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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