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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Processos identificatórios na formação de professores de língua inglesa em uma instituição de ensino superior no Vale do Aço/MG
Autor(es): Gisele Fernandes Loures
Primeiro Orientador: Maralice de Souza Neves
Primeiro membro da banca : Maria José Faria Coracini
Segundo membro da banca: Maria Antonieta A de M Cohen
Resumo: Nesta pesquisa investigamos, a partir de representações, processos identificatórios (PIs) construídos por graduandos em um curso de licenciatura em Letras (Português/Inglês) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Vale do Aço (VA), Minas Gerais. Nosso objetivo foi identificar discursos que produzem sentidos em sua aprendizagem de língua estrangeira (LE) e em sua formação profissional, apontando para o modo de funcionamento dos mesmos, avançando na compreensão da dimensão discursiva da aprendizagem de línguas. Para isso, problematizamos os PIs na aprendizagem e formação de professores de LE nos domínios da Lingüística Aplicada, a partir da Análise de Discurso pêcheutiana e da Teoria da Enunciação, atravessadas por conceitos da Psicanálise lacaniana, em interface com os estudos culturais sobre identidade e contemporaneidade. Nosso corpus é do tipo complexo e formado por dizeres dos graduandos e dos professores sobre sua aprendizagem da língua inglesa (LI), bem como a formação ou trabalho como professores do idioma, e por registros sobre a história do VA. Analisamos, por meio da interpretação, da heterogeneidade mostrada, das ressonâncias discursivas, do silêncio e da contradição, imagens dos graduandos e dos professores acerca da LI, do professor e do aprendiz do idioma. Percebemos que no VA, assim como em outras regiões do Brasil, a LI é representada como via para o mercado de trabalho, objeto fetichizado que proporciona status social, poder de consumo e liberdade. As escolas de idiomas (EIs) ocupam o lugar da aprendizagem da LI enquanto as escolas de educação básica e superior tratam-na como um conjunto de conhecimentos escolares. Um efeito local é o deslocamento do ensino superior do lugar de formação acadêmica e profissional para o da ineficiência, pois são as EIs que efetivamente autorizam professores a lecionarem o idoma. O graduando representa-se na ilusão da autonomia da aprendizagem, e, contraditoriamente, demanda um professor controlador da aprendizagem, vista como transmissão de conteúdos. Eses efeitos de sentido são produto do discurso do capital, da globalização e do mercado, do discurso da ciência (ou discurso universitário) e do discurso do mestre.
Abstract: In this research we investigate, from representations identificatory process (IPs) constructed by undergraduate students in a Letters course (Portuguese/English) in a university in Vale do Aço (VA) Minas Gerais. Our aim was to identify discourses that work in foreign language (FE) and Professional formation to point how they work advancing in the discoursive language learning comprehension. For this, we problematized the IPs in language learning and FE teachers formation in Applied Linguistics, with concepts from French Discourse Analysis and Enunciation Theory crossed by Psychoanalysis, in interface with Cultural Studies about identity and Contemporary time. Our corpus is complex formed by undergraduate students and their professors speech about their English learning and professional education or work as teachers and by documents about VA history. We analyzed images from undergraduate students and teachers about English, English teacher and learner through interpretation, showed heterogeneity, discursive resonances silence and contradiction. We conclude that English is represented like a way to get a good work, social status, freedom e money in VA as well as other parts of Brazil. In language schools (LSs) English is language while schools and universities consider it as asubject. Because of this, Letters students consider LSs the place for professional formation. In despite of students represented themselves as autonomous learners, the good teacher must to control the teaching/learning process consider subject transmission. Those effects are products of capitalism discourse, globalization and business relations, science discourse (or university discourse), also masterdiscourse.
Assunto: Lingüística aplicada
Análise do discurso
Língua inglesa Formação de professores
Língua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeiros
Enunciação
Psicanálise lacaniana
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-796JU5
Data do documento: 30-Nov-2007
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