Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-796JU5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maralice de Souza Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Faria Coracinipt_BR
dc.contributor.referee2Maria Antonieta A de M Cohenpt_BR
dc.creatorGisele Fernandes Lourespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:51:27Z-
dc.date.available2019-08-13T21:51:27Z-
dc.date.issued2007-11-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-796JU5-
dc.description.abstractIn this research we investigate, from representations identificatory process (IPs) constructed by undergraduate students in a Letters course (Portuguese/English) in a university in Vale do Aço (VA) Minas Gerais. Our aim was to identify discourses that work in foreign language (FE) and Professional formation to point how they work advancing in the discoursive language learning comprehension. For this, we problematized the IPs in language learning and FE teachers formation in Applied Linguistics, with concepts from French Discourse Analysis and Enunciation Theory crossed by Psychoanalysis, in interface with Cultural Studies about identity and Contemporary time. Our corpus is complex formed by undergraduate students and their professors speech about their English learning and professional education or work as teachers and by documents about VA history. We analyzed images from undergraduate students and teachers about English, English teacher and learner through interpretation, showed heterogeneity, discursive resonances silence and contradiction. We conclude that English is represented like a way to get a good work, social status, freedom e money in VA as well as other parts of Brazil. In language schools (LSs) English is language while schools and universities consider it as asubject. Because of this, Letters students consider LSs the place for professional formation. In despite of students represented themselves as autonomous learners, the good teacher must to control the teaching/learning process consider subject transmission. Those effects are products of capitalism discourse, globalization and business relations, science discourse (or university discourse), also masterdiscourse.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos, a partir de representações, processos identificatórios (PIs) construídos por graduandos em um curso de licenciatura em Letras (Português/Inglês) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Vale do Aço (VA), Minas Gerais. Nosso objetivo foi identificar discursos que produzem sentidos em sua aprendizagem de língua estrangeira (LE) e em sua formação profissional, apontando para o modo de funcionamento dos mesmos, avançando na compreensão da dimensão discursiva da aprendizagem de línguas. Para isso, problematizamos os PIs na aprendizagem e formação de professores de LE nos domínios da Lingüística Aplicada, a partir da Análise de Discurso pêcheutiana e da Teoria da Enunciação, atravessadas por conceitos da Psicanálise lacaniana, em interface com os estudos culturais sobre identidade e contemporaneidade. Nosso corpus é do tipo complexo e formado por dizeres dos graduandos e dos professores sobre sua aprendizagem da língua inglesa (LI), bem como a formação ou trabalho como professores do idioma, e por registros sobre a história do VA. Analisamos, por meio da interpretação, da heterogeneidade mostrada, das ressonâncias discursivas, do silêncio e da contradição, imagens dos graduandos e dos professores acerca da LI, do professor e do aprendiz do idioma. Percebemos que no VA, assim como em outras regiões do Brasil, a LI é representada como via para o mercado de trabalho, objeto fetichizado que proporciona status social, poder de consumo e liberdade. As escolas de idiomas (EIs) ocupam o lugar da aprendizagem da LI enquanto as escolas de educação básica e superior tratam-na como um conjunto de conhecimentos escolares. Um efeito local é o deslocamento do ensino superior do lugar de formação acadêmica e profissional para o da ineficiência, pois são as EIs que efetivamente autorizam professores a lecionarem o idoma. O graduando representa-se na ilusão da autonomia da aprendizagem, e, contraditoriamente, demanda um professor controlador da aprendizagem, vista como transmissão de conteúdos. Eses efeitos de sentido são produto do discurso do capital, da globalização e do mercado, do discurso da ciência (ou discurso universitário) e do discurso do mestre.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectFormação de professores de LEpt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de LEpt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPIspt_BR
dc.subjectLingüística Aplicadapt_BR
dc.subject.otherLingüística aplicadapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Formação de professorespt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicanálise lacanianapt_BR
dc.titleProcessos identificatórios na formação de professores de língua inglesa em uma instituição de ensino superior no Vale do Aço/MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
gisele_floures_diss.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.