Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A reconfiguração da notícia de jornal nos manuais didáticos de Língua Portuguesa: gêneros e tipos textuais
Authors: Adriano Rodrigues de Melo
First Advisor: Wander Emediato de Souza
First Referee: Maria de Lourdes Meirelles Matêncio
Second Referee: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Abstract: Com o objetivo de se adequarem às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o ensino da língua portuguesa nas escolas de todo o país, os manuais didáticos vêm incorporando em suas páginas diversos gêneros discursivos. O objetivo é levar aos alunos uma série de gêneros importantes para a inclusão social e ao mesmo tempo promover práticas de leitura e escrita. Quando certos textos são extraídos de sua situação comunicativa original e colocados no manual didático para atender a uma finalidade pedagógica, algumas propriedades do gênero são modificadas na nova prática discursiva em que esses textos passam a ser consumidos e interpretados. É o que ocorre, por exemplo, com os textos de jornal.Acreditamos, portanto, que a incorporação do gênero notícia de jornal ao manual didático traz algumas modificações nas características situacionais que definem o próprio gênero discursivo, já que a mudança situacional trará alterações nas restrições e parâmetros característicos do gênero. Essas mudanças nas propriedades características do gênero proporcionam o que chamamos neste trabalho de reconfigurações, conceito pertinente pela postura assumida na nova situação de comunicação a situação sala de aula: de um gênero discursivo ligado a práticas sociais a um tipo de texto usado para simular práticas comunicativas.
Abstract: Em vue de s´adapter aux PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) qui guident l´enseignement de la langue portugaise lês écoles au Brésil, les manuels didactiques intègrent de plus em plus dans leurs pages de différents genres textuels. Lê but serait d´apprendre aux étudiantes dês genres considerés importants pour l´inclusion sociale et, em même temps, de promouvoir la practique de la lecture et de l´écriture à l´école. Néanmoins, quand certains textes sont extraits de sa situation de communication originelle et mis dans un manuel didactique em vue d´une finlité pédagogique, dês propriétés génériques sont modifiées dans cette nouvelle situation. Ces textes sont alors consummés et intérpretés différemment. Ce justement ce qui se passe avec les textes de journal lorsquils sont integres aux manuels didactiques.Nous croyons que l´intégration du genre journalistique dans le manuel à des fins de didactisation fait modifier les caractéristiques situationnelles qui définissent le genre. Ces modofications des paramètres caractéristiques du genre vont déclencher ce que l´on appelle ici une reconfiguration.
Subject: Análise do discurso
Jornais na educação
Comunicação de massa e linguagem
Gêneros textuais
Lingüistica
Livros didaticos
Gêneros discursivos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S
Issue Date: 7-Jul-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adriano_rmelo_diss.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.