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dc.contributor.advisor1Junia Diniz Focaspt_BR
dc.contributor.referee1Jacyntho Jose Lins Brandaopt_BR
dc.contributor.referee2Glaucia Muniz Proenca Larapt_BR
dc.creatorHumberto Cesar Clemente Mendespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:46:51Z-
dc.date.available2019-08-13T07:46:51Z-
dc.date.issued2008-08-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-7LTGK7-
dc.description.abstractThis survey aims to analyse the letters written by the candidates of the 2005 UFMG electoral campaign for Rector according to aspects of dicursivity and use of a theoretical framework for the construction of a political-scientific discourse. The theoretical principles of the Perelmansand Olbrechts-Tytecas New Rethoric (2005), the constitutive elements of the Rebouls (2004) and Amossys (2005) rethorical argument ethos, pathos and logos as well as Habermass (1990) concepts of strategic and communicative actions are considered. The aim of these choices is to demonstrate how the letters addressed to three segments of the universitarian community teachers, technical and clerical staffs, and students allow the identification of images that the candidates make of the academic community, and to propose a reflection on that electoralprocess, taking into account the indices of achieved votes. The results of the survey affirm the politicity of the academic discourse and reveal a preemption of the political debate, since fundamental issues regarding the universitarian community are taken as background ones.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o teor as cartas de campanha utilizadas pelos candidatos que disputavam a Reitoria da UFMG, em 2005, segundo os aspectos de discursividade e de utilização de um quadro retórico para a construção de um discurso político e científico. São utilizados os pressupostos teóricos da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), os elementos constitutivos do argumento retórico ethos, pathos e logos, segundo Reboul (2004) e Amossy (2005), assim como concepções de Habermas (1990) sobre as razões estratégica e comunicativa. O objetivo é demonstrar como as cartas, direcionadas aos três segmentos professores, técnico-administrativos e estudantes identificam imagens que as chapas constroem da comunidade acadêmica, e também propor uma reflexão sobre o processo eleitoral na UFMG em virtude dos índices de comparecimento às urnas. Os resultados afirmam a politicidade do discurso acadêmico e revelam um esvaziamento do debate político, na medida em que questões centrais do mundo universitário são colocadas em segundo plano.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectDiscursividadept_BR
dc.subject.otherPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherDiscussões e debatespt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherTextos discursivospt_BR
dc.subject.otherDiscursos de campanha eleitoralpt_BR
dc.subject.otherLingüisticapt_BR
dc.subject.otherDialeticapt_BR
dc.titleQuem dá as cartas?: discursividade e retórica nas cartas de campanha eleitoral à Reitoria da UFMG em 2005pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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