Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7R5Q3A
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Os mecanismos enunciativos no estudo de contos brasileiros em livros didáticos para o ensino médio
Autor(es): Angela Maria Ribeiro Vilas Boas Leite
primer Tutor: Regina Lucia Peret Dell Isola
primer miembro del tribunal : Jane Quintiliano Guimarães Silva
Segundo miembro del tribunal: Eliana Amarante de Mendonca Mendes
Tercer miembro del tribunal: Angela Paiva Dionísio
Cuarto miembro del tribunal: Rosalvo Gonçalves Pinto
Resumen: Nesta tese, analisamos propostas para interpretação de Contos apresentados em livros didáticos de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio que constituem o corpus desta pesquisa. À luz do Interacionismo sociodiscursivo, sugerimos o estudo dos mecanismosenunciativos: vozes e modalizações nesses textos, conforme Bronckart (2003) que visualiza um texto como um folhado textual, constituído por três níveis: 1) infra-estrutura geral do texto, nível mais profundo que comporta os discursos, suas modalidades de articulação e sequências que eventualmente aparecem nesses discursos; 2) mecanismos de textualização: são articulados à linearidade do texto e contribuem para o estabelecimento da coerência temática; 3) mecanismos enunciativos que contribuem mais claramente que os precedentes para manter a coerência pragmática, ou interativa do texto, esclarecem posicionamentos enunciativos: vozes e modalizações, orientam, de forma mais direta, a interpretação do texto e são denominados configuracionais. Nesta pesquisa, analisamos as questões de interpretação textual em contos brasileiros, propostas pelos autores dos livros didáticos selecionados e fizemos o levantamento dos mecanismos enunciativos em cada conto com o objetivo deidentificar o potencial de análise da polifonia. Analisamos as questões gerais que auxiliam na localização dos mecanismos enunciativos e efetuamos o estudo e cruzamento das variáveis: caráter polifônico, tipos de discurso, modalizações e indicadores de modalidade. Concluímosque é viável estudar os contos através dos mecanismos enunciativos e que esse estudo pode favorecer a compreensão da estrutura textual.
Abstract: In the present thesis, we analyze the proposals for the interpretation of short stories presented in five didactic books used in Brazilian high schools for the teaching of Portuguese Language and Literature. In light of Interactionisme socio-discursif, we suggest the study of theenunciative mechanisms - voice and modalization -, in these texts, as proposed by Bronckart (2003), who perceives texts as a feuilleté textuel, which is arranged in three levels: 1) the general infrastructure: a deeper level which encompasses the discourses, their modalities ofarticulation and the sequences that appear in these discourses; 2) mechanisms of textualization, which are articulated to the linearity of the text and contribute to the establishment of thematic coherence; and 3) enunciative mechanisms that contribute more clearly than the previous ones in maintaining pragmatic or interactive coherence of the textand clarify enunciative positions: voices and modalizations guide, in a more direct way, the interpretation of the text and are named configurational. In the present research, we have analyzed the questions proposed by the authors of a selection of didactic books for theinterpretation of short stories and we have proceeded to the exam of the enunciative mechanisms in each of these stories, aiming at identifying their potential in terms of polyphonic analysis. We have analyzed the general questions that help finding the enunciative mechanisms and we have conducted the study and cross-reference of the variables:polyphonic aspect, types of discourse, modalizations and modality indicators. We have concluded that it is viable to study short stories through enunciative mechanisms, and that this approach can enhance the understanding of the textual structure.
Asunto: Lingüística
Textos Interpretação
Compreensão na leitura
Contos brasileiros Estudo e ensino
Análise do discurso literário
Enunciação
Lingua portuguesa Estudo e ensino (Segundo grau)
Livros didaticos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7R5Q3A
Fecha del documento: 23-mar-2009
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
754d.pdf612.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.