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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Comunicação e didatização dos saberes de conhecimento de língua portuguesa em manuais didáticos
Autor(es): Maria de Fatima Ribeiro dos Santos
primer Tutor: Wander Emediato de Souza
primer miembro del tribunal : Jane Quintiliano Guimarães Silva
Segundo miembro del tribunal: Glaucia Muniz Proenca Lara
Resumen: O objetivo deste trabalho foi identificar e refletir sobre os modos de didatização dos saberes de conhecimento presentes em dois manuais didáticos de Língua Portuguesa a partir da análise constrativa desses discursos, tendo como referência a dicotomia entre saberes de crença e saberes de conhecimento apontada por CHARAUDEAU (2006). Também é nosso objetivo estudar a comunicação didática segundo a concepção de GALATANU (1996) a partir da análise dos componentes de sua programação pré-pedagógica, que, por sua vez, antecede e orienta a ação de ensino, aqui representada pelas diretrizes dos Pârametros Curriculares Nacionais (PCN's), do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa e do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). Desse modo, nos deteremos na análise das ações e estratégias organizadas no domínio da programação didática (elaboração dos conteúdos de ensino) dos manuais e da programação metodológica (elaboração dos métodos, estratégias e procedimentos de realização da ação de ensino) dos mesmos, elaborados para desenvolver habilidades e competências nos alunos. No caso específico desta pesquisa, estudaremos as atividades propostas nos referidos manuais, busando identificar em quais imaginários educativos se baseiam seus autores para elaborar seus princípios de programação didático-metodológica.
Abstract: Ce travail se propose didentifier et de réfléchir sur les modes de didactisation des savoirs de connaissance présents dans deux manuels didactiques de langue portugaise à partir de l'analyse contrastive de ces discours, en ayant comme référence la dichotomie entre savoirs decroyance et savoirs de connaissance traitée par CHARAUDEAU (2006). On a pour but aussi détudier la communication didactique selon la conception de GALATANU (1996), à partir de l'analyse des éléments qui composent sa programmation pré-pédagogique, qui, à son tour,précède et guide l'action d'enseignement, ici représentée par les directives des Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), du Conteúdo Básico Comum (CBC) de langue portugaise et du Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM). On se limite donc auxactions et aux stratégies organisées dans le domaine de la programmation didactique (élaboration des contenus d'enseignement) des manuels et de leur programmation méthodologique (élaboration des méthodes, des stratégies et des procédures de réalisation del'action d'enseignement), élaborés pour développer les habilités et les compétences chez les élèves. On se propose dy étudier les activités proposées dans les manuels en question, ayant pour but didentifier dans quels imaginaires éducatifs se basent leurs auteurs pour élaborerleurs principes de programmation didactico-méthodologique.
Asunto: Lingüística
Análise do discurso
Educação Manuais, guias, etc
Comunicação na educação
Comunicação escrita
Língua portuguesa Métodos de ensino
Educação Metodologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7U9HCE
Fecha del documento: 22-jun-2009
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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