Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7U9HCE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Jane Quintiliano Guimarães Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Glaucia Muniz Proenca Larapt_BR
dc.creatorMaria de Fatima Ribeiro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:08:03Z-
dc.date.available2019-08-10T20:08:03Z-
dc.date.issued2009-06-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-7U9HCE-
dc.description.abstractCe travail se propose didentifier et de réfléchir sur les modes de didactisation des savoirs de connaissance présents dans deux manuels didactiques de langue portugaise à partir de l'analyse contrastive de ces discours, en ayant comme référence la dichotomie entre savoirs decroyance et savoirs de connaissance traitée par CHARAUDEAU (2006). On a pour but aussi détudier la communication didactique selon la conception de GALATANU (1996), à partir de l'analyse des éléments qui composent sa programmation pré-pédagogique, qui, à son tour,précède et guide l'action d'enseignement, ici représentée par les directives des Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), du Conteúdo Básico Comum (CBC) de langue portugaise et du Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM). On se limite donc auxactions et aux stratégies organisées dans le domaine de la programmation didactique (élaboration des contenus d'enseignement) des manuels et de leur programmation méthodologique (élaboration des méthodes, des stratégies et des procédures de réalisation del'action d'enseignement), élaborés pour développer les habilités et les compétences chez les élèves. On se propose dy étudier les activités proposées dans les manuels en question, ayant pour but didentifier dans quels imaginaires éducatifs se basent leurs auteurs pour élaborerleurs principes de programmation didactico-méthodologique.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi identificar e refletir sobre os modos de didatização dos saberes de conhecimento presentes em dois manuais didáticos de Língua Portuguesa a partir da análise constrativa desses discursos, tendo como referência a dicotomia entre saberes de crença e saberes de conhecimento apontada por CHARAUDEAU (2006). Também é nosso objetivo estudar a comunicação didática segundo a concepção de GALATANU (1996) a partir da análise dos componentes de sua programação pré-pedagógica, que, por sua vez, antecede e orienta a ação de ensino, aqui representada pelas diretrizes dos Pârametros Curriculares Nacionais (PCN's), do Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Portuguesa e do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM). Desse modo, nos deteremos na análise das ações e estratégias organizadas no domínio da programação didática (elaboração dos conteúdos de ensino) dos manuais e da programação metodológica (elaboração dos métodos, estratégias e procedimentos de realização da ação de ensino) dos mesmos, elaborados para desenvolver habilidades e competências nos alunos. No caso específico desta pesquisa, estudaremos as atividades propostas nos referidos manuais, busando identificar em quais imaginários educativos se baseiam seus autores para elaborar seus princípios de programação didático-metodológica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdiscurso didáticopt_BR
dc.subjectcomunicação didáticapt_BR
dc.subjectsaberespt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subject.otherLingüísticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherEducação Manuais, guias, etcpt_BR
dc.subject.otherComunicação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherComunicação escritapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação Metodologiapt_BR
dc.titleComunicação e didatização dos saberes de conhecimento de língua portuguesa em manuais didáticospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1271m.pdf6.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.