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dc.contributor.advisor1Ida Lucia Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Joao Bosco Cabral dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2William Augusto Menezespt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Francisco Diaspt_BR
dc.contributor.referee4Cassio Eduardo Soares Mirandapt_BR
dc.creatorJoao Marcos Cardoso de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T19:31:39Z-
dc.date.available2019-08-11T19:31:39Z-
dc.date.issued2010-06-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ALDR-86YHMR-
dc.description.abstractCette recherche propose une réflexion sur le sujet et sa fonctionnalité lorsque celui-ci, dans un acte de langage, se dédouble dans une sorte de multiplicité énonciative qui pointe vers la transgression des genres. Nous avons choisi comme corpus les actes de langage de loeuvreLes frères Karamazov, de F. Dostoïévski parce que la façon décrire de cet auteur se sert largement des effets transgressifs pour donner du sens à ses énoncés. Nous avons ainsi observé laction de transgression dans les concepts de genre, énonciation, polyphonie et sujet, en prenant comme points de repères quelques idées des théoriciens tels que: M. Bakhtine (1988); P. Charaudeau (2001); D. Maingueneau (2008); I. L. Machado (2006) entre autres mentionnés dans les Références de ce travail. Cette recherche vise également à articulerlanalyse du discours avec la Théorie Psychanalytique de Lacan (1998), en divisant la topique du sujet dans les trois instances qui le représentent: le Réel, le Symbolique et lImaginaire. Pour ce faire, nous avons considéré la confrontation qui sétablit entre « sujet et genres » vus comme des « champs de forces », constamment en négociation à lintérieur du discours. Aussi, voulons-nous montrer que le phénomène de la transgression de genres seffectue toujours au sein de la communication et par le moyen de la polyphonie qui permet lacohabitation de plusieurs sujets langagiers. Ainsi nous avons vérifié que les sens langagiers se réalisent par le moyen dun découpage et jamais de façon linéaire: cest donc par leffet de scission que cette « quelque chose » de vérité et de savoir créé un sens qui est manifesté parles sujets de la communication. Enfin, nous croyons que leffet de transgression générique constitue le grand trait stylistique de lécriture de Dostoïevski; son oeuvre littéraire est, par conséquence, un lieu privilégié de rencontre et dutilisation des effets de transgression.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma reflexão sobre o sujeito e sua funcionalidade, no momento em que este se desdobra em um ato de linguagem, em uma multiplicidade enunciativa que aponta parauma transgressão de gêneros. Escolhemos como corpus os atos de linguagem da obra Os irmãos Karamazov, de F. Dostoievski, justamente porque a escritura deste autor usa vários efeitos transgressivos para dar sentido aos seus enunciados. Observamos assim a ação transgressiva nos conceitos de gênero, enunciação, polifonia e sujeito, tomando como ponto de partida ideias vindas de teóricos tais como: M. Bakhtin (1988); P. Charaudeau (2001); D. Maingueneau (2008); I. L. Machado (2006), entre outros mencionados nas Referências deste trabalho. Esta pesquisa visa também a promover uma articulação entre a análise do discurso e a teoria psicanalítica de J. Lacan (1998), dividindo a tópica do sujeito nas três instâncias que a representam: o Real, o Simbólico e o Imaginário. Para tanto, consideramos a confrontação que se estabelece entre sujeito e gêneros vistos como campos de forças, constantemente em estado de negociação no interior do discurso. Assim, queremos mostrar que o fenômeno da transgressão de gêneros se efetua sempre no seio de uma comunicação e através da polifonia,pois, ela permite a coabitação de diversos sujeitos linguageiros. Desse modo, verificamos que os sentidos linguageiros se realizam por meio de cortes e nunca de modo linear: é pelo efeito de cisão que este algo de verdade e de saber cria sentido e é manifestado pelossujeitos da comunicação. Enfim, acreditamos que o efeito de transgressão genérica constitui o grande traço estilístico da escritura de Dostoievski: sua obra literária aparece-nos, pois, como um lugar privilegiado de encontro e da utilização estratégica dos efeitos de transgressão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectato de linguagempt_BR
dc.subjectsemiolinguísticapt_BR
dc.subjecttransgressão de gêneropt_BR
dc.subjectanálise do discursopt_BR
dc.subjectpsicanálisept_BR
dc.subjectsujeitopt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subject.otherMudanças lingüísticaspt_BR
dc.subject.otherSemânticapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subject.otherPsicanálisept_BR
dc.subject.otherFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherDostoievski, Fiodor, 1821-1881 Os irmãos Karamazovpt_BR
dc.subject.otherPolifoniapt_BR
dc.subject.otherSemiótica e literaturapt_BR
dc.subject.otherSemióticapt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherTransferência lingüísticapt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.titleUma análise da função transgressiva dos múltiplos sujeitos na obra Os irmãos Karamázov de Fiódor M. Dostoiévskipt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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