Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8ULRPN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Concluintes do ensino médio: a qualidade da educação e a situação ocupacional dos jovens no Brasil metropolitano
Authors: Victor Haselmann Arakawa
First Advisor: Andre Braz Golgher
First Co-advisor: Ana Flavia Machado
First Referee: Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Second Referee: Sergei Suarez Dillon Soares
Abstract: Esta dissertação investiga os determinantes da proficiência cognitiva dos estudantes do último ano do ensino médio, nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre. Além disso, investiga a importância da proficiência como determinante da situação ocupacional dos jovens após a conclusão da educação básica. O método primário utilizado para estimar a função de produção educacional, com base no ENEM 2008 e no Censo Escolar 2008, foi o de mínimos quadrados ordinários. A presença do viés de auto-seleção da amostra e do viés de dependência das amostras foram testadas e corrigidas, respectivamente, pelo método em dois estágios de Heckman (1979) e pelo método dos modelos hierárquicos lineares. A imputação da nota do ENEM 2008 na PME 2008-2009 foi baseada na metodologia de criação de mapas de pobreza. Após a imputação da variável de proficiência, utilizou-se o modelo probabilístico multinomial logit para estimar a probabilidade de transição entre situações ocupacionais, tendo a proficiência cognitiva como determinante, utilizando a PME de 2008 a 2010. Como resultado dos principais determinantes da nota do ENEM em 2008, a renda familiar e o nível educacional da mãe do estudante foram os mais importantes. Além disso, negros/pardos possuem notas menores que brancos/amarelos, as mulheres possuem desempenho inferior que os homens na prova objetiva, mas obtêm melhores resultados na redação. Considerando as diferenças regionais, a região metropolitana de Belo Horizonte possui uma nota média superior que todas as demais.O resultado do modelo probabilístico para a situação ocupacional dos jovens mostrou que não existe muita diferença entre sexos, mas a proficiência cognitiva aumenta a probabilidade do indivíduo continuar estudando.
Abstract: This dissertation investigates the determinants of cognitive proficiency of students in their final year of high school in the metropolitan area of Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife and Porto Alegre. Furthermore, it investigates the importance of cognitive proficiency as a determinant of occupational status of young people after completion of basic education. The primary method used to estimate the educational production function, based on the ENEM and School Census databases of 2008, was ordinary least squares. The presence of self-selection bias in the sample and the bias of non i.i.d. samples were fixed with, respectively, the method of two stage of Heckman (1979) and the method of hierarchical linear models. The imputation of ENEM scores in PME was based on the methodology of poverty maps creation. After the imputation of the cognitive proficiency variable, we used the multinomial logit model to estimate the probability of transition between occupational status, with cognitive proficiency as a determinant, using the PME from 2008 to 2010. As a result of the main determinants of the ENEM score in 2008, we can point family income and educational level of student's mother as the most important. In addition, black students have lower grades than white or asian students, women have lower performance than men in the objective test, but perform better in writing. Considering regional differences, the metropolitan area of Belo Horizonte has an average score higher than all others. The result of the probabilistic model for the occupation of young people showed that there is not much difference between sexes, but the cognitive proficiency increases the probability of an individual to continue studying in higher education.
Subject: Educação Brasil
Mercado de trabalho Efeito da educação
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-8ULRPN
Issue Date: 27-Apr-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
victor_haselmann_arakawa_2012.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.