Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AUUP6L
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O ensino profissional técnico de enfermagem e a formação para o SUS.
Authors: Joao Andre Tavares Alvares da Silva
First Advisor: Kenia Lara da Silva
First Referee: Rita de Cassia Marques
Second Referee: Julio Cesar França Lima
Abstract: Nesta pesquisa toma-se como objeto o ensino profissional técnico de enfermagem no contexto do Sistema Único de Saúde. Pressupõe-se que tal formação ancora-se na reflexão e na problematização crítica sobre a realidade, para a compreensão de contradições da prática profissional. A pesquisa teve como objetivo analisar o ensino profissional técnico de enfermagem e a articulação com as demandas do SUS. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa orientada pelo referencial da dialética. As participantes da pesquisa foram egressas e docentes do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais de turmas concluídas entre os anos de 2012 e 2015. Para levantamento dos dados, foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado cuja interpretação se sustentou nas categorias da Análise de Discurso Crítica. Os relatos demonstraram discursos que se constroem a partir da representação do SUS, da oferta e desenvolvimento do Curso Técnico de Enfermagem, e dos efeitos e repercussões do curso no e para o SUS. Entre regularidades e contradições, o SUS é representado como sistema ideológico, dinâmico e em construção, que determina processos de trabalho dos profissionais técnicos de enfermagem. Dialeticamente, o mesmo sistema que apresenta profissionais técnicos de enfermagem atuando sem a devida qualificação, configura-se no principal objeto/tema para a formação dos técnicos de enfermagem. A oferta e desenvolvimento do curso técnico de enfermagem é marcada por discursos que retratam a integração ensino-serviço, reconhecendo que a experiência dos trabalhadores é fundamental para o processo ensino-aprendizagem na formação que atenda ao SUS. A oferta do curso técnico no contexto do SUS se apresenta de forma complexa com discursos produzidos a partir de práticas discursivas historicamente estruturadas no campo da Enfermagem. O desenvolvimento do curso incorpora diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente PNEPS específicas para a formação técnica de nível médio, como a capacitação pedagógica dos docentes e a integração ensino-serviço. Contudo, revelam-se contradições no que se refere à autonomia docente e à filiação do processo educativo a concepções tecnicistas e pragmáticas, instrumentalizando docentes e alunos para adaptação aos processos de trabalho. Conclui-se que o curso técnico reproduz paradigmas hegemônicos da educação tradicional, da formação profissional e da profissão de Enfermagem. Embora seja evidenciada a influência tecnicista, foi possível analisar os efeitos e repercussões da formação no e para o SUS relacionados, na dimensão singular, às mudanças individuais na postura profissional das egressas e, na dimensão estrutural, à assimilação do discurso político da saúde. A síntese, ainda que provisória, indica que o ensino técnico de enfermagem atende às necessidades do SUS.
Abstract: This research addresses the nurse technician training program in the context of the Brazilian Unified Health System (SUS - Sistema Único de Saúde). It is assumed that such learning process is anchored on the reflection and on critical problematization of reality, to understand the contradictions in the professional practice. The research was designed to analyze the nurse technician training program and its articulation with the SUS demands. It is a qualitative approach study guided by the dialectics referential. The research participants included graduates and faculty of the Minas Gerais Public Health School Nurse Technician Training Program, from the classes of 2012 to 2015. For data collection, semi-structured scripted interviews were conducted, whose interpretation is supported by Critical Discourse Analysis categories. The reports revealed studies that are constructed based on the representation of the SUS, on the offer and development of the Nurse Technician Program, and on the effects and repercussions of the program on and for the SUS. Between regularities and contradictions, the SUS is represented as an ideological, dynamic system under construction, which determines the work processes of nurse technicians. Dialectically, the same system that has nurse technicians working in it without the due qualification is also the main object/topic for the nurse technician training programs. The offer and development of nurse technician training program is marked by discourses that portray the integration between training program and work, acknowledging that the workers' experience is essential to the learning process in the training program that will meet the SUS demands. The offer of the nurse technician training program in the SUS context is presented in a complex manner, with discourses produced based on historically structured practices in the field of Nursing. The training program development include guidelines from the National Policy on Permanent Education (PNEPS - Política Nacional de Educação Permanente) specific for the technical training program, such as the pedagogical qualification of the faculty and the integration between training program and work. However, contradictions are revealed in terms of faculty autonomy and the education process' affiliation to technical and pragmatic concepts, thus instrumentalizing faculty and students to adapt to work process. It is concluded, therefore, the training program reproduces hegemonic paradigms from traditional education, from professional training, and from the Nursing profession. Although the technical influence is detected, it was possible to analyze the effects and repercussion of the program on and for the SUS, related, on the singular dimension, to the individual changes to the professional attitude of graduates, and on the structural dimension, to the assimilation of the political discourse of health. The synthesis, although temporary, indicates that the nurse technician training program meets the SUS requirements.
Subject: Sistema Único de Saúde
Educação Técnica em Enfermagem/tendências
Enfermagem
Inquéritos e Questionários
Técnicos de Enfermagem/educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-AUUP6L
Issue Date: 13-Nov-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jo_o_andr__tavares__lvares_da_silva.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.