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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O dilema do ceticismo cristão: Ceticismo e Religião em Montaigne, Charron e La Mothe Le Vayer
Authors: Flavio Fontenelle Loque
First Advisor: Jose Raimundo Maia Neto
First Referee: Carlos Roberto Drawin
Second Referee: Plinio Smith
Abstract: O objetivo desta dissertação é compreender detalhadamente o modo como o ceticismo da antigüidade foi apropriado pelos modernos na defesa da religião cristã. Por meio do estudo e delimitação dos conceitos-chave das vertentes pirrônica e acadêmica encontrados nas obras de Sexto Empírico e Cícero, verifica-se o papel de cada uma dessas correntes nas filosofias de Montaigne, Charron e Le Vayer. Tal verificação revela a ambigüidade do ceticismo em Montaigne e a coerência da defesa cética da religião feita por Charron, em contraste com a empreendida por Le Vayer, cuja singularidade deve-se à valorização inconteste do conceito pirrônico de equipolência, o qual implica uma ambivalência em sua apologia do cristianismo:se sua argumentação serve para defender o cristianismo, ela também pode servir para defender qualquer outra religião. A consistência da defesa cética da religião requer, portanto, a ênfase sobre o preceito acadêmico segundo o qual algumas representações são maisaceitáveis ou verossímeis que outras, ênfase que explicita a importância da subjetividade na retomada moderna do ceticismo antigo, posto que não se dá em detrimento do preceito pirrônico de acolher os costumes tradicionais.
Abstract: The aim of this dissertation is to understand in details how ancient skepticism was revived in modern times in order to support Christian religion. Through a study and delimitation of the Pyrrhonian and Academic key-concepts in Sextus and Cicero, the role of both these branchs in the philosophy of Montaigne, Charron and Le Vayer is verified. This analysis reveals the ambiguity of Montaignes skepticism and the coherence of Charrons skeptical defense of faith in contrast with Le Vayers, whose singularity is due to the clear employment of thePyrrhonian equipollence, which implies a ambivalence in his apology for Christianity: if his argument serves to support the Christian religion, it also serves to support any other. So the consistency of the skeptical defense of religion requires an emphases in the Academic preceptaccording to which some representations are more acceptable or truthlike than others, emphases that shows the relevance of subjectivity in the modern revival of ancient skepticism, since it does not preclude the Pyrrhonian precept of following traditional customs.
Subject: La Mothe Le Vayer, Francois de, 1583-1672
Religião
Charron, Pierre, 1541-1603
Filosofia
Montaigne, Michel de, 1533-1592
Ceticismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-7RXJ2R
Issue Date: 30-Jun-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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