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dc.contributor.advisor1Leise Kelli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Martin Gomez Ravettipt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Saraiva de Camargopt_BR
dc.contributor.referee3Nilson Tadeu Ramos Nunespt_BR
dc.creatorWillam Faria Guachallapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:51:45Z-
dc.date.available2019-08-10T18:51:45Z-
dc.date.issued2012-04-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-92JQYD-
dc.description.abstractThe use of simulation on increase capacity studies has been more intense over the past decade. In theory, this tool serves as a platform for the development of feasibility analyzes that precede the investments to be made. This dissertation presents the construction of a generic model for application in integrated chains based mining cycle trains, with application in a case study of a large Brazilian miner. The objective is to evaluate the consequences when simulated operational performance improvements in a car dumper - that is the main bottleneck of a chain integrated mine-railroad-port. The model uses Arena software version 13.0 as a platform for simulation and quantifies the variations of tonnage unloaded and queue of trains to discharge from the reduction of failures of the bottleneck, mapped during the year of 2011. The usefulness of the proposed research is confirmed when it is observed a lack of researchfocusing on issues related to the discharge of the railway, which knowledge can assist companies in their decision making. The results prove the efficiency of the proposed model, since it was possible to measure the consequences of each type of system downtime - inproduction and queue for unloading trains. Based on the proposed scenarios it was possible to identify the improvement plan that provides benefits for the best performance of the mining company during the year studied.pt_BR
dc.description.resumoO uso de simulacao em estudos de aumento de capacidade tem sido mais intenso na ultima decada. Em tese, esta ferramenta atua como plataforma para o desenvolvimento de analises de viabilidade que precedem os investimentos a serem realizados. Esta dissertacao apresenta a construcao de um modelo generico para aplicacao a cadeias integradas de mineracao baseadas em trens de ciclo, com aplicacao em um estudo de caso de uma grande mineradora Brasileira.O objetivo e avaliar os reflexos operacionais quando simuladas melhorias de desempenho no virador de vagoes principal gargalo de uma cadeia integrada mina-ferrovia-porto. O modelo utiliza o software Arena versao 13.0 como plataforma de simulacao e quantifica as variacoes de tonelagem descarregada e fila de trens para descarga, a partir da reducao das falhas do gargalo, mapeadas durante o ano de 2011. A utilidade da pesquisa proposta e confirmada quando constatada uma lacuna de estudos com foco em problemas relacionados a descarga do transporte ferroviario, cujo real entendimento dos impactos gerados pode apoiar empresas na tomada de decisao. Os resultados obtidos comprovam a eficiencia do modelo proposto, uma vez que foi possivel mensurar os reflexos de cada tipo de paralisacao do sistema em producao e fila de trens para descarga. Com base nos cenarios propostos foi possivel identificar o plano de melhoria que proporciona melhores beneficios para o desempenho da mineradora no anoem estudo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilaspt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectMinério de ferropt_BR
dc.subjectDescargapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherTransporte ferroviário de carga Custos Brasilpt_BR
dc.titleAvaliação dos reflexos da operação do virador de vagões em produção e na fila de trens para descarga de produtospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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