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Type: Tese de Doutorado
Title: Anatomia das paixões: a concepção somatopsíquica de Descartes e sua relação com a medicina
Authors: Juliana da Silveira Pinheiro
First Advisor: Telma de Souza Birchal
First Referee: Joaosinho Beckenkamp
Second Referee: Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli
Third Referee: Regina André Rebollo
metadata.dc.contributor.referee4: Alexandre Guimarães Tadeu de Soares
Abstract: Esta tese trata do estudo dos aspectos somáticos das emoções na doutrina de Descartes, o qual denominamos concepção somatopsíquica cartesiana, e de sua vinculação com a medicina,necessária para entender os elementos e o funcionamento do corpo envolvidos na explicação do surgimento das paixões. Desta forma, mostramos como os conhecimentos médicos de Descartes contribuíram para a elaboração de sua psicologia. Neste trabalho, enfatizamos o papel do corpo na compreensão e na gênese das paixões, de modo que a psicologia cartesiana deverá ser entendida não como um estudo metafísico da psykhé, mas como um estudo dos eventos mentais que se estabelecem na relação entre corpo e alma. Para isso, esclarecemos o contexto dualista metafísico no qual esta teoria se insere, segundo o qual corpo e alma são substâncias completamente distintas, bem como a noção de união substancial, pela qual estas substâncias interagem, formando o composto humano epropiciando o surgimento das paixões. Além disso, situamos os conhecimentos médicos de Descartes frente ao panorama da medicina de sua época ainda fortemente marcado pela tradição galênica , e mostramos sucintamente como ele os adquiriu e construiu através daprática de dissecação, do diálogo com médicos contemporâneos e da literatura médica. Com isso, realizamos um exame detalhado das condições biológicas das emoções, tomando os elementos provindos da anatomia e fisiologia, tais como: o sangue, a circulação sanguínea, os espíritos animais, os nervos, o cérebro, a glândula pineal e a memória corporal. Por fim, refletimos sobre o alcance das explicações biológicas no que diz respeito às emoções, considerando que, no contexto cartesiano, as paixões são pensamentos irredutíveis a movimentos corporais. Questionamos, assim, a possibilidade de uma mecanização e de um determinismo físico das paixões, mostrando que a abordagem fisiológica possui limites impostos pelo dualismo de substância. Nisto consiste a especificidade da psicologia cartesiana: coadunar causas orgânicas com a experiência subjetiva e imaterial das paixões, apoiando o estudo da alma na fisiologia do corpo.
Abstract: This thesis deals with the study of somatic aspects of emotions in the Descartess doctrine, which we call "Cartesian somatopsychic conception", and its connection with medicine, needed to understand the elements and functioning of the body involved in explaining the emergence of passions. Thus, we show how medical knowledge of Descartes contributed to the preparation of his "psychology". In this work, we emphasize the role of the body in understanding the passions and its genesis, so that the Cartesian "psychology" should be understood not as a metaphysical study of psykhé, but as a study of the mental events that take place in the relationship between body and soul. For this, we clarify the metaphysical dualist context in which this theory is inserted, according to which body and soul are completely different substances, as well as the notion of substantial union, by which these substances interact, forming the human compound and providing the emergence of passions. Moreover, we place the medical knowledge of Descartes against the panorama of medicine of his day which was still strongly marked by Galenic tradition - and show briefly how he acquired andbuilt it through the practice of dissection, dialogue with contemporary physicians and medical literature. Therefore, we conducted a detailed examination of the biological conditions of emotions, taking elements from anatomy and physiology, such as blood, blood circulation, theanimal spirits, the nerves, the brain, the pineal gland and physical memory. Finally, we reflect on the extent of biological explanations with regard to emotions, whereas, in the context Cartesian passions thoughts are irreducible to bodily movements. We question, therefore, the possibility of mechanization and physical determinism of the passions, showing that the physiological approach has limits imposed by substance dualism. This is the specificity of the Cartesian psychology: to link organic causes with the subjective and immaterial experience ofpassions, supporting the study of the soul in the body's physiology.
Subject: Filosofia
Descartes, René, 1596-1650
Medicina
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-95WGR8
Issue Date: 19-Nov-2012
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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