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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação da utilização de agentes dessulfurantes a base de carbureto de cálcio contendo sodalita em substituição à fluorita em carro torpedo
Authors: Marcos Antonio da Silva
First Advisor: Luiz Fernando Andrade de Castro
Abstract: O enxofre é considerado um elemento indesejável no aço por ser prejudicial à ductilidade, tenacidade, conformabilidade, soldabilidade e resistência à corrosão, sendo sua presença benéfica somente à usinabilidade. Muitos materiais têm sido usados no processo de dessulfuração do ferro-gusa no pré-tratamento, com destaque para a cal (óxido de cálcio) e carbureto de cálcio. Um dos componentes utilizados nos dessulfurantes é o fluoreto de cálcio (fluorita) cujo papel é de fluidizante da escória formada na dessulfuração. A fluorita é utilizada ainda com algum receio tendo em vista a agressão que pode causar no revestimento refratário, além disso, o flúor disponível na escória gerada pode ser um problema ambiental. Uma alternativa à utilização de fluorita, em alguns casos, é a sodalita nefelínica, um silicato de álcalis que possui óxido de alumínio em sua constituição. Este trabalho focou em contribuir com informações de processo referentes à utilização da sodalita nefelínica em agentes dessulfurantes à base de carbureto de cálcio em carro torpedo como opção a fluorita. Os trabalhos de acompanhamento destes experimentos foram realizados de maio a setembro de 2011, em uma usina siderúrgica integrada. Neste período foram realizados tratamentos utilizando uma estação de dessulfuração que permite o controle de injeção do agente dessulfurante no ferro-gusa líquido e o levantamento de vários parâmetros para comparação, dentre eles o fator K, um indicador que relaciona o consumo específico do agente dessulfurante com a quantidade de enxofre retirada do metal durante a dessulfuração. Os resultados mostraram que não houve diferença de eficiência entre o agente dessulfurante com fluorita em sua composição e agente dessulfurante com sodalita. Isso quer dizer que, para agentes dessulfurantes a base de carbureto de cálcio para tratamento de ferro-gusa em carros torpedo é possível substituir a fluorita por sodalita na mesma proporção, com uma pequena vantagem econômica (a sodalita custa em média 60% do valor da fluorita), maior disponibilidade da sodalita em relação a fluorita e escória gerada na dessulfuração livre de flúor.
Abstract: The sulfur is considered an undesirable element in steel. Its presence can reduce the ductility, toughness, formability, weldability and cause the corrosion resistance. Its presence is beneficial only to machinability. Many materials have been used in the process of desulfurization of pig iron in the pretreatment, especially lime (calcium oxide) and calcium carbide. One of the components used in desulfurizing agents is calcium fluoride (fluorite) which function is fluidizing the slag formed in the desulfurization. The fluorite is still used with some restrictions considering that its use may cause the refractory lining wear, furthermore the available fluorine at the slag can be an environmental problem. An alternative to the use of fluorite, in some cases it is the sodalite nepheline, alkali silicate that has aluminium oxide in its constitution. This paper focused on contribute to process information concerning the use of sodalite in desulfurizing agents based calcium carbide in torpedo car using fluorite as an option. The works of monitoring of these experiments were conducted from May to September 2011 in integrated steel mill. During this period, treatments were performed using a desulphurization plant that allows the injection control agent desulfurizing in liquid pig iron and survey of various parameters for comparison, including the K-factor, an indicator that relates the specific consumption of desulfurizing agent with amount of sulfur removal of the metal during the desulfurization.The results showed no difference in efficiency between the desulfurizing agent with fluorite and desulfurizing agent with sodalite. This means that, for agents based desulfurizing agents of calcium carbide for the treatment of pig iron in torpedo cars can be replaced by fluorite sodalite in the same proportion, with a small economic advantage (the sodalite costs an average of 60% less than the fluorite), greater the availability of fluorite over than sodalite and desulfurization slag generated is fluorine-free.
Subject: Engenharia metalúrgica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-962LUF
Issue Date: 29-Jun-2012
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