Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-984U3E
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mario Lucio Caixetapt_BR
dc.creatorAlisson de Andrade Salespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:09:25Z-
dc.date.available2019-08-12T06:09:25Z-
dc.date.issued2013-01-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-984U3E-
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the importance of information systems designed to support managerial and support decision making in organizations, especially service companies credit recovery. Far will identify the information needs of these organizations and information systems that can support them, the applicability of these systems on the characteristics of these organizations, the feasibility of developing himself or others. Additionally, we seek to understand the role of knowledge management as a facilitator in this process of decision making and development of new knowledge in the organization. This work is justified by the perceived importance of information systems from the premise that these systems are non-existent or ineffective. The construction of this study was developed through a literature in books, newspapers, periodicals, magazines and internet sources already published and reliable order to understand and analyze the existing theoretical contributions and their relevance in meeting the objectives of this research. At the end it was possible to identify the numerous benefits that effective management of knowledge supported by systems can provide management support organizations, in particular the credit recovery. Explored further in relation to managerial decision-making, beyond the comprehension of competitive advantage against the competition and provided aid to the maintenance of the business. In this sense, validates my experience a few years of working in this organization, necessary investments in people, processes and technology that will enable the achievement of goals related to projects involving this topic. There is a vast field to be explored with regard to the study of support systems to support managerial decision making in such organizations. Due to technological advances, the gradual professionalization of the market performance of these organizations and the improvement and development of specialized suppliers, it is the recommendation of further research related to this issue.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou avaliar a importância dos sistemas de informação destinados ao apoio gerencial como suporte a tomada de decisão em organizações, em especial das empresas prestadoras de serviço de recuperação de crédito. Far-se-á a identificação das necessidades de informação destas organizações e dos sistemas de informação que possam suportá-las, a aplicabilidade desses sistemas diante das características destas organizações, a viabilidade de desenvolvimento próprio ou de terceiros. Adicionalmente, busca-se a compreensão do papel da gestão do conhecimento neste processo como facilitadora da tomada de decisão e de desenvolvimento de novos conhecimentos na organização. Este trabalho se justifica pela percepção da importância dos sistemas de informação, a partir da premissa de que estes sistemas são inexistentes ou ainda ineficientes. A construção deste estudo desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica em livros, jornais, periódicos, revistas e internet, em fontes já publicadas e confiáveis visando conhecer e analisar as contribuições teóricas existentes e sua relevância no atendimento dos objetivos desta pesquisa. Ao fim foi possível identificar os inúmeros benefícios que uma gestão eficaz do conhecimento apoiada pelos sistemas de apoio gerencial podem propiciar as organizações, em especial as de recuperação de crédito. Exploramos mais no que se refere à tomada de decisão gerencial, além da compreensão da vantagem competitiva proporcionada diante da concorrência e do auxílio à manutenção do negócio. Neste sentido, valida minha experiência de alguns anos de trabalho neste tipo de organização, investimentos necessários em pessoas, processos e tecnologia que tornará possível o alcance de objetivos vinculados a projetos que envolvam este tema. Há um vasto campo a ser explorado no que se refere ao estudo dos sistemas de apoio gerencial como suporte a tomada de decisão em organizações deste tipo. Devido ao avanço tecnológico, a progressiva profissionalização do mercado de atuação destas organizações e do aprimoramento e surgimento de fornecedores especializados, cabe a recomendação de novas pesquisas relacionadas a esta temática.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectRecuperação de créditopt_BR
dc.subjectSistema de apoio gerencialpt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimento  pt_BR
dc.subject.otherProcesso decisório  pt_BR
dc.subject.otherSistemas de informação gerencial  pt_BR
dc.titleOs sistemas de apoio gerencial na construção do conhecimento organizacional e tomada de decisão em organizações de recuperação de créditopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_tcc_alisson_ufmg_gei_jan2013.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.