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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da expectativa do consumidor: um exame empírico de duas propostas de operacionalização
Autor(es): Alexandre Inacio de Moura
primer Tutor: Ricardo Teixeira Veiga
Resumen: Nas ciências naturais a definição precisa dos conceitos constitui passo imprescindível durante a criação de uma teoria. Por analogia, alguns cientistas sociais partem do mesmo argumento para defender a idéia de que os construtos sociais só serão teoricamente relevantes na medida em que forem definidos com precisão. Em marketing, oconstruto expectativa do consumidor desempenha relevante papel nos modelos que procuram descrever e explicar o comportamento do consumidor. Entretanto, segundo Teas e Palan (1997), o construto padeceria de significância teórica na medida em que o mesmoapresenta múltiplas definições. Para enfrentar-se esse problema, os autores propuseram uma formalização do construto com o intuito de se aumentar a sua significância teórica. Nesse trabalho, operacionalizou-se o construto expectativa do consumidor de duasmaneiras: 1) a partir de sua definição nominal por meio da linguagem natural, proposta por Oliver (1980); e 2) por meio de uma linguagem formal, baseando-se na definição nominal proposta por Teas e Palan (1997). Os resultados indicam que o esforço de formalizaçãonão atingiu o objetivo esperado, pois as confiabilidades das escalas não apresentaram diferenças estatisticamente significativas no nível de 5%.
Abstract: In Natural Sciences, the concepts precise definitions are a vital step on theory development. At the same basis, some social scientists use the analogous argumentation to defend the idea that social constructs are only theoretically meaningful when they are precisely defined. Speaking of the Marketing discipline, the consumer expectation construct plays an important role on models that try to describe and explain consumerbehavior. However, according to Teas & Palan (1997), this construct fails to be theoretically meaningful since it holds multiple definitions on the literature. Trying to solve this problem, the authors had proposed the construct formalization. The present work operationalizes the consumer expectation construct on two ways: (1) from its nominal definition through natural language, proposed by Oliver (1980) and (2) from its nominal definition through formal language, proposed by Teas & Palan (1997).The results indicate that the formalization effort did not met the expected purpose, since the scale reliabilities were not statistically significant at the 0,05 level.
Asunto:  Marketing
 Administração
Comportamento do consumidor
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99JGS2
Fecha del documento: 24-feb-2005
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