Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99JGS2
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dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.creatorAlexandre Inacio de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T15:12:53Z-
dc.date.available2019-08-11T15:12:53Z-
dc.date.issued2005-02-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-99JGS2-
dc.description.abstractIn Natural Sciences, the concepts precise definitions are a vital step on theory development. At the same basis, some social scientists use the analogous argumentation to defend the idea that social constructs are only theoretically meaningful when they are precisely defined. Speaking of the Marketing discipline, the consumer expectation construct plays an important role on models that try to describe and explain consumerbehavior. However, according to Teas & Palan (1997), this construct fails to be theoretically meaningful since it holds multiple definitions on the literature. Trying to solve this problem, the authors had proposed the construct formalization. The present work operationalizes the consumer expectation construct on two ways: (1) from its nominal definition through natural language, proposed by Oliver (1980) and (2) from its nominal definition through formal language, proposed by Teas & Palan (1997).The results indicate that the formalization effort did not met the expected purpose, since the scale reliabilities were not statistically significant at the 0,05 level.pt_BR
dc.description.resumoNas ciências naturais a definição precisa dos conceitos constitui passo imprescindível durante a criação de uma teoria. Por analogia, alguns cientistas sociais partem do mesmo argumento para defender a idéia de que os construtos sociais só serão teoricamente relevantes na medida em que forem definidos com precisão. Em marketing, oconstruto expectativa do consumidor desempenha relevante papel nos modelos que procuram descrever e explicar o comportamento do consumidor. Entretanto, segundo Teas e Palan (1997), o construto padeceria de significância teórica na medida em que o mesmoapresenta múltiplas definições. Para enfrentar-se esse problema, os autores propuseram uma formalização do construto com o intuito de se aumentar a sua significância teórica. Nesse trabalho, operacionalizou-se o construto expectativa do consumidor de duasmaneiras: 1) a partir de sua definição nominal por meio da linguagem natural, proposta por Oliver (1980); e 2) por meio de uma linguagem formal, baseando-se na definição nominal proposta por Teas e Palan (1997). Os resultados indicam que o esforço de formalizaçãonão atingiu o objetivo esperado, pois as confiabilidades das escalas não apresentaram diferenças estatisticamente significativas no nível de 5%.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDefinição nominalpt_BR
dc.subjectformalpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectExpectativapt_BR
dc.subjectLinguagem naturalpt_BR
dc.subject.other Marketingpt_BR
dc.subject.other Administraçãopt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAvaliação da expectativa do consumidor: um exame empírico de duas propostas de operacionalizaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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