Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99QP9S
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Eudes Rodrigues Pinheiropt_BR
dc.creatorRaimunda Augusta de Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T12:51:44Z-
dc.date.available2019-08-12T12:51:44Z-
dc.date.issued1985-12-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-99QP9S-
dc.description.abstractA study on the libraries of the Elementary and High School Public Teaching in the Grande Vitoria region. The problem is discussed from the point of view that a school library is indispensable in a learning-teaching process. It analyses the education reality in Brazil and Espirito Santo state to situate the school library in this context. From the data collected it was possible to have a school profile regarding localization in the region, courses offered, number of pupils, number of teachers, number of class-rooms. To evaluate the libraries conditions it was verified: school's bibliographical resources; the existence of a suitable library area; size and qualification of the staff; services rendered to the users. The sample was constituted of 46 schools and some results can be generalized to almost the entire sample. More than 50% of the schools do not have a library. The library resources found in these schools are very poor in quantity, if compared with the total of students of the schools. Persons in charge of the libraries are not qualified and need suitable training. It was found that services rendered to the users are limited to the usual practice. It discusses some of the possible causes of this shortage and presents some suggestions for dinamization of the library resources of the schools which compound the sample.pt_BR
dc.description.resumoEstudo da situação das bibliotecas das escolas de 1º e 2º graus da rede oficial de ensino da região da Grande Vitória, tendo como ponto de partida a ideia de que a biblioteca e necessária no processo ensino-aprendizagem. Analisa, de forma sucinta, a realidade educacional do Brasil e do Espirito Santo, a fim de situar a biblioteca escolar nesse contexto. Os dados coletados permitiram traçar um perfil das escolas com relação a sua localização, dentro da região, nível de cursos que oferecem, total de alunos, de classes e de professores. Para a avaliação da situação das bibliotecas foram verificados: o tamanho das coleções existentes (total de volumes); a existência e adequação da área destinada a biblioteca; a existência: na escola de equipamentos que possam ser utilizados pela biblioteca; a quantidade e qualificação do pessoal; os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários. A população constituiu-se de 46 escolas e alguns dos resultados são passiveis de generalização para quase a sua totalidade. Mais de 50% das escolas da região não possuem biblioteca. As coleções bibliográficas ai encontradas acham-se muito pobres quantitativamente, se comparadas ao total de alunos das escolas e observa-se nelas um certo grau de obsoletismo, visto que são compostas quase que exclusivamente de livros e não existem recursos para a manutenção do acervo. O pessoal que se encontra a cargo das bibliotecas não é qualificado e necessita de treinamento adequado. Há carência de outros tipos de recursos. Os serviços que as bibliotecas prestam aos usuários limitam-se aos mais rotineiros. São discutidas algumas das causas desse estado de carência e são apresentadas algumas sugestões visando a dinamização dos recursos de biblioteca das escolas objeto do estudo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.otherBiblioteconomiapt_BR
dc.titleRecursos de biblioteca das escolas de 1º e 2º graus da rede estadual de ensino da região da grande Vitória: diagnóstico da situaçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raimunda_augusta_de_queiroz.pdf3.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.