Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UGN2
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Identidade, imagem e reputação do centro superior de Vila Velha, na perspectiva dos alunos de graduação do curso de Ciências Econônicas
Autor(es): Antonio Marcus Carvalho Machado
Primeiro Orientador: Jose Edson Lara
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo precípuo investigar a percepção que os alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da Sociedade Educacional do Espírito Santo ¾ SEDES/UVV, tem da imagem da instituição e do próprio curso emque estão matriculados. Para tanto foi pesquisada a formação da identidade, da imagem e da reputação das instituições de modo geral à luz de teorias que lhe são concernentes. Além disso, foram investigadas as modalidades de influência que as variáveis turno em que estão matriculados, faixa de idade a que pertencem e faixa etária em que seencontram causam nas avaliações que constituem essa percepção. Com a intenção de identificar prováveis correlações entre imagem e satisfação investigou-se, também, a influência da percepção das imagens da instituição e do curso de graduação no grau desatisfação manifestado pelos discentes. As conclusões alcançadas permitem refletir que as teorias predominantes sobre a identidade, a imagem e a satisfação e eventual associação entre elas pelos públicos de uma instituição não foram confirmadas no que tange à influência de variáveis como turno, idade, faixa de renda e série acadêmica. Nopresente estudo observou que há uma correlação branda entre a percepção da imagem e o grau de satisfação. Em razão da elevada e crescente competitividade no setor educacional de nível superior, a presente dissertação parece revestir-se de importância para a formulação de estratégias competitivas para a instituição em análise e o curso em observação. Pretende, também, contribuir para a incorporarão de mais conhecimentos aos já existentes no meio acadêmico sobre a formação da identidade e a percepção da imagem nas instituições de ensino superior, mais especificamente.
Assunto: Administração
Marketing
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-99UGN2
Data do documento: 13-Jun-2001
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