Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A4KCB
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto da Costa Quininopt_BR
dc.contributor.referee1Anderson Laécio Galindo Trindadept_BR
dc.contributor.referee2Lupercio França Bessegatopt_BR
dc.creatorNoel Torres Juniorpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T01:51:25Z-
dc.date.available2019-08-13T01:51:25Z-
dc.date.issued2012-11-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9A4KCB-
dc.description.abstractThis paper proposes the use of the Catapult game for teaching design of experiments. This game consists of a small catapult capable of launching small objects. This can have different settings, so up to five control variables can be changed. The possibility of introducing different adjustments to the catapult allows driving of several types of treatments and the use of various DOE techniques. In this direction, one 2k factorial experiment was performed and is presented. Moreover, the text addresses the DOE through the Multiple Linear Regression using the regression coefficient R2 as a measure for assessing the significance of the factors and the interaction between them. Despite the simplicity of the catapult device, several existing activities in conducting industrial experiments are present in this game. This work provides several important concepts of this technique through play.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o uso do Jogo da Catapulta para o ensino de técnicas de planejamento e análise de experimentos. Este jogo consiste numa pequena Catapulta capaz de lançar pequenos objetos. A mesma pode sofrer diferentes ajustes, uma vez que até cinco variáveis de controle podem ser alteradas. A possibilidade de introduzir diferentes ajustes na catapulta possibilita a condução de diversos tipos de tratamentos e a aplicação de diversas técnicas de planejamento de experimentos. Nesta direção, um experimento fatoriais 2k foi realizado e é apresentado. Além disto, o texto aborda o DOE (Design of Experiments) por meio da Regressão Linear Múltipla com o uso do Coeficiente de Determinação R2 como medida de avaliação da significância dos fatores e da interação entre eles. Apesar da simplicidade do dispositivo de catapulta, vários cuidados e atividades existentes na condução de experimentos industriais se fazem presentes neste jogo. Isto por sua vez, possibilita trabalhar de modo lúdico vários conceitos importantes desta técnica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento e Análise de Experimentospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCoeficiente de determinaçãopt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.titleO jogo da catapulta para compreender o planejamento e análise de experimentos: proposta de uma abordagem lúdica de ensinopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_noel_torres__junior.pdf893.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.