Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUH2X
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Esdras Viggiano de Souzapt_BR
dc.creatorGeisla Aparecida de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:06:28Z-
dc.date.available2019-08-14T08:06:28Z-
dc.date.issued2012-07-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUH2X-
dc.description.resumoNeste estudo de caso, pesquisamoscomo professores de Matemática do Ensino Fundamental públicoda cidade de Uberaba concebem o Ensino por Investigação. Além disto, procuramos identificar suas principais dificuldades no ensino desta ciência. A amostra foi composta por 12 professores de 4 escolas diferentes (3 de cada uma). Utilizamos um questionário para criação dos dados. A análise foi realizada utilizando metodologia de pesquisa mista, isto é, com elementos qualitativos e quantitativos. A análise quantitativa foi basicamente restrita àestatística descritiva com caráter exploratório, o que nos permitiu analisar um número considerável de questões do questionário, permitindo analisar os dados de forma geral. Em complemento, analisamos qualitativamente as respostas abertas utilizando uma metodologia qualitativa. Os dados indicam que poucos professores já escutaram falar sobre Ensino por Investigação. Os docentes que escutaram falar parecemque não compreendem ou confundem o que é esta estratégia. Identificamos que as principais dificuldades dos professores se referem à relação com os alunos,os quais são considerados pelos respondentes como principais limitadores das relações educativas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiencia Aspectos sociaispt_BR
dc.titleEstudo de caso: as dificuldades e concepções de ensino por investigação de professores de matemática da cidade de Uberabapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_09_12_tcc_geisla_a_final.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.