Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUH83
Type: Monografias de Especialização
Title: Como é trabalhada a sexualidade nas séries finais do ensino fundamental municipal em Uberaba
Authors: Karine Ferreira Perez de Melo
First Advisor: Edilene Nascimento Dimas
First Referee: Maria de Fátima Marcelos
Second Referee: Vania Natividade Cota da Fonseca Dias
Abstract: O presente trabalho relata uma pesquisa realizada junto a educadores das séries finais do Ensino Fundamental Municipal com o objetivo de levantar dados sobre o perfil e a didática utilizada por eles no ensino de Educação Sexual em Uberaba-MG. Procurou-se conhecer a estrutura do ensino público municipal, as metodologias trabalhadas pelas escolas, se há utilização de materiais didáticos, de atividades extraclasses e complementares para assim analisarmos a importância que é dada ao tema sexualidade nas escolas pesquisadas. A adolescência é a fase em que os jovens sofrem diversas mudanças no corpo, no entanto não é só o físico que modifica, pois as mudanças também ocorrem no intelecto, no campo afetivo e social, uma vez que a sexualidade se torna mais presente na vida deles durante essa fase. É importante que a escola juntamente com os educadores e a família cumpra seu papel de orientadora para a formação de cidadãos conscientes, saudáveis e responsáveis, evitando assim uma gravidez indesejada ou uma DST (Doença Sexualmente Transmissível). O presente trabalho demonstrou que a dificuldade de lidar com a questão sexual ainda bastante presente na comunidade escolar e a desinformação por parte dos professores são alguns dos fatores que fazem com que os assuntos trabalhados dentro da Educação Sexual sejam desconhecidos pelos alunos, entretanto a escola pode contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos utilizando metodologias inovadoras, atividades extraclasses e atividades complementares além de fontes de informações diversificadas.
Abstract: The present work tells a research accomplished educators of the final series of the Municipal Fundamental Teaching close to with the objective of lifting data on the profile and the didacticism used by them in the teaching of Sexual Education in Uberaba-MG. He/she/you tried to know the structure of the municipal public teaching, the methodologies worked by the schools, use of didactic materials there is been, of activities extraclasses and you complement for us to analyze like this the importance that is given to the theme sexuality in the researched schools. The adolescence is the phase in that the youths suffer several changes in the body, however it is not alone the physicist that modifies, therefore the changes also happen in the intellect, in the affective and social field, once the sexuality becomes more present in their life during that phase. It is important that the school together with the educators and the family accomplishes your advisor role for the citizens' conscious, healthy and responsible formation, avoiding like this a pregnancy not wanted or a DST (Disease Sexually Transmissible). THE present work demonstrated that the difficulty of working still with the sexual subject plenty present in the school community and the lack of information on the part of the teachers is some of the factors that do with that the subjects worked inside of the Sexual Education they are ignored by the students, however the school can contribute to the students' teaching-learning using innovative methodologies, activities extraclasses and complemental activities besides sources of diversified information.
Subject: Educação
Educação sexual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUH83
Issue Date: 24-Mar-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_karine_melo_1.pdf24.8 kBAdobe PDFView/Open
monografia_karine_melo_2.pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.