Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL
Type: Monografias de Especialização
Title: Aquecimento global e camada rarefeita de ozônio: um estudo sobre a visão de alunos do 3º ano do ensino médio
Authors: Sirlandia Kelis Pereira Agra Galvão
First Advisor: Katia Pedroso Silveira
First Referee: Andrea Horta Machado
Abstract: Este trabalho investiga as concepções de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre duas questões ambientais: o aquecimento global e o buraco da camada de ozônio. Por meio da análise de dados obtidos pelas respostas dos estudantes aos questionários, verificou-se a participação da escola e a influência da mídia na formação conceitual do aluno. Percebemos que embora esses temas estejam inseridos no currículo escolar repetidas vezes em séries distintas, o grupo analisado não possuía uma diferenciação clara entre esses dois fenômenos, sendo necessária uma nova intervenção.
Abstract: This study investigates the views of students from third grade on two cases of air pollution, global warming and the hole in the ozone layer. Through analysis of data obtained from students responses to the questionnaires, there was the participation of school and media influence in shaping the student conceptual. We realize that although these themes are embedded in the school curriculum over and over indistinct series, the group analyzed did not have a clear differentiation between these two phenomena, requiring a new intervention.
Subject: Redução da camada de ozonio
Educação ambiental
Aquecimento global
Ciência  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUHXL
Issue Date: 17-Dec-2011
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_sirlandia__14_fev_2012___c_pia.pdf811.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.