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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJ95
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Ivo de Jesus Ramos | pt_BR |
dc.creator | Maria Gorete de Araújo Crestana Tolentino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T00:47:08Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T00:47:08Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJ95 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to identify and select the best method, among of games, stories with dramatization and drafting artworks, such as proposal for fun activities and investigative, to offer subsidies to science teachers during the construction of knowledge about astronomy. The activity was performed with 33 students from 5th grade at a privateschool of Uberaba separated into three groups of 11 students, with each group used one of the proposed resources. The results showed that there was a significant improvement in learning content, by comparing the performance on the pre-test and post-test that were applied, andthat the realization of the artwork was the method that sparked interest on the part of students and which allowed the development of investigative practice with constant dialogues between teacher and student | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo identificar e selecionar o melhor método, dentre jogos, histórias com dramatização e elaboração de trabalhos artísticos, como proposta de atividades lúdicas e investigativas, para oferecer subsídios aos professores de Ciênciasdurante a construção do conhecimento sobre Astronomia. A atividade foi realizada com 33 alunos do 5° ano de uma escola particular de Uberaba, separados em três grupos de 11 alunos, sendo que cada grupo utilizou um dos recursos propostos. Os resultados mostraram que houve uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo, pela comparação do desempenho no pré-teste e no pós-teste que foram aplicados, e que a realização do trabalho artístico foi o método que mais despertou interesse por parte dos alunos e que permitiu o desenvolvimento da prática investigativa com diálogos constantes entre professor e aluno | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Investigação e ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Astronomia Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Dentre os recursos para o ensino de Ciências - jogos, histórias com dramatização e elaboração de trabalhos artísticos - qual é o mais apropriado para o ensino de Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental? | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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