Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJ95
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivo de Jesus Ramospt_BR
dc.creatorMaria Gorete de Araújo Crestana Tolentinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:47:08Z-
dc.date.available2019-08-10T00:47:08Z-
dc.date.issued2011-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJ95-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify and select the best method, among of games, stories with dramatization and drafting artworks, such as proposal for fun activities and investigative, to offer subsidies to science teachers during the construction of knowledge about astronomy. The activity was performed with 33 students from 5th grade at a privateschool of Uberaba separated into three groups of 11 students, with each group used one of the proposed resources. The results showed that there was a significant improvement in learning content, by comparing the performance on the pre-test and post-test that were applied, andthat the realization of the artwork was the method that sparked interest on the part of students and which allowed the development of investigative practice with constant dialogues between teacher and studentpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo identificar e selecionar o melhor método, dentre jogos, histórias com dramatização e elaboração de trabalhos artísticos, como proposta de atividades lúdicas e investigativas, para oferecer subsídios aos professores de Ciênciasdurante a construção do conhecimento sobre Astronomia. A atividade foi realizada com 33 alunos do 5° ano de uma escola particular de Uberaba, separados em três grupos de 11 alunos, sendo que cada grupo utilizou um dos recursos propostos. Os resultados mostraram que houve uma melhora significativa na aprendizagem do conteúdo, pela comparação do desempenho no pré-teste e no pós-teste que foram aplicados, e que a realização do trabalho artístico foi o método que mais despertou interesse por parte dos alunos e que permitiu o desenvolvimento da prática investigativa com diálogos constantes entre professor e alunopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação e ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherAstronomia Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDentre os recursos para o ensino de Ciências - jogos, histórias com dramatização e elaboração de trabalhos artísticos - qual é o mais apropriado para o ensino de Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental?pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_maria_gorete_tolentino.pdf165.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.