Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Emilia Caixeta de Castro Lima | pt_BR |
dc.creator | Maria das Graças de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T01:15:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T01:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-17 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidas | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Construindo consciências | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura (Ensino de primeiro grau) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_maria_de_paula.pdf | 573.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.