Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Emilia Caixeta de Castro Limapt_BR
dc.creatorMaria das Graças de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T01:15:11Z-
dc.date.available2019-08-14T01:15:11Z-
dc.date.issued2011-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJQH-
dc.description.resumoEste trabalho procurou investigar a utilização de estratégias de leitura no ensino de ciências por investigação, em textos do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental da coleção Construindo Consciências (LIMA; et all. Scipione; São Paulo, 2010). Partimos do pressuposto que o ensino de tais estratégias, com intenção de desenvolver competências leitoras, contribuiria para uma melhor interpretação e compreensão de textos e para uma aprendizagem significativa dos conteúdos de ciências por parte dos estudantes. Acreditamos que cabe a escola, e inserida nela, as salas de aula de ciências e seus docentes, a função de trabalhar a leitura, o estímulo e o tomar gosto, o prazer de ler. Sustentamos nessa pesquisa a ideia de um leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que se tornará capaz de utilizá-los de maneira autônoma e competente, em conformidade com o ensino de ciências por investigação. Os resultados nos ajudaram a entender que a utilização de estratégias de leitura interativa, como forma de se ensinar a ler significativamente em salas de aula de ciências, pode representar um avanço, por possibilitar e contribuir para o desenvolvimento de melhor compreensão e interpretação do conteúdo de ciências, e em consequência com a aprendizagem. Percebemos que são várias as dificuldades que estão envolvidas quando se quer ensinar a ler significativamente em sala de aula de ciências, e uma delas é o fato de que, assim como os profissionais de outras disciplinas, os alunos também têm o ensino de leitura como sendo função exclusiva da professora de língua portuguesa. Com este trabalho espera-se contribuir para um tipo de ensino de ciências por investigação, que favoreça ao desenvolvimento de competências e estratégias fundamentais, das quais os alunos dependerão ao longo de suas vidaspt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectCompreensãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectConstruindo consciênciaspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino de primeiro grau)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstratégias de leitura de texto didático de Ciências como atividade investigativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_maria_de_paula.pdf573.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.