Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ronaldo Marchezinipt_BR
dc.creatorGlaucia Mara Carneiro Macielpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:17:12Z-
dc.date.available2019-08-12T09:17:12Z-
dc.date.issued2010-12-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N-
dc.description.abstractBased on the Theory of Meaning ful Learning of Ausubel, which prioritizes the cognitive learning, the main objectiveof this studyis whether the teaching of physics in high school becomes more significant when introducing CTSA throughinter disciplinary courses with Biology and Chemistry and the mesthat were place don the environment: Recyclingand Energy. It is believed that it isa way to motivate students to construct their learning, and facilitate achange inattitude and demeanor thaten courages the exercise of the ircitizenship andtheir awareness of the environment. In this studywe used the methodo faction research with a qualitative approach in a class of 3 rd year of high school in a municipal school of Belo Horizontept_BR
dc.description.resumoCom base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizontept_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectEnergia Elétricapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subject.otherEletricidade Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherReaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  pt_BR
dc.subject.otherCiencias (Segundo grau) Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherFísica Estudo e ensino  pt_BR
dc.subject.otherEnergia elétrica  Estudo e ensino  pt_BR
dc.titleFísica, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétricapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf557.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.