Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
Autor(es): Glaucia Mara Carneiro Maciel
Primeiro Orientador: Ronaldo Marchezini
Resumo: Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte
Abstract: Based on the Theory of Meaning ful Learning of Ausubel, which prioritizes the cognitive learning, the main objectiveof this studyis whether the teaching of physics in high school becomes more significant when introducing CTSA throughinter disciplinary courses with Biology and Chemistry and the mesthat were place don the environment: Recyclingand Energy. It is believed that it isa way to motivate students to construct their learning, and facilitate achange inattitude and demeanor thaten courages the exercise of the ircitizenship andtheir awareness of the environment. In this studywe used the methodo faction research with a qualitative approach in a class of 3 rd year of high school in a municipal school of Belo Horizonte
Assunto: Eletricidade Estudo e ensino  
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  
Física Estudo e ensino  
Energia elétrica  Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Data do documento: 18-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf557.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.