Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Física, CTSA e interdisciplinaridade no ensino médio com a temática: reciclagem e energia elétrica
Autor(es): Glaucia Mara Carneiro Maciel
primer Tutor: Ronaldo Marchezini
Resumen: Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, que prioriza a aprendizagem cognitiva, o principal objetivo desse trabalho é verificar se o Ensino da Física no Ensino Médio se torna mais significativo ao introduzir CTSA por meio da interdisciplinaridade com asdisciplinas Biologia e Química.Para isso foram inseridos os temas sobre meio ambiente: Reciclagem e Energia Elétrica. Acredita-se que estaé uma forma de motivar o aluno à construção de sua aprendizagem e possibilitaruma mudança de atitude e condutaque favoreça o exercício de sua cidadania e sua conscientização sobre o meio ambiente. Nesse trabalho utilizou-se o método de pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública municipal de Belo Horizonte
Abstract: Based on the Theory of Meaning ful Learning of Ausubel, which prioritizes the cognitive learning, the main objectiveof this studyis whether the teaching of physics in high school becomes more significant when introducing CTSA throughinter disciplinary courses with Biology and Chemistry and the mesthat were place don the environment: Recyclingand Energy. It is believed that it isa way to motivate students to construct their learning, and facilitate achange inattitude and demeanor thaten courages the exercise of the ircitizenship andtheir awareness of the environment. In this studywe used the methodo faction research with a qualitative approach in a class of 3 rd year of high school in a municipal school of Belo Horizonte
Asunto: Eletricidade Estudo e ensino  
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc)  
Ciencias (Segundo grau) Estudo e ensino  
Física Estudo e ensino  
Energia elétrica  Estudo e ensino  
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUK9N
Fecha del documento: 18-dic-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia__corrigida___janeiro_2011___glaucia.pdf557.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.