Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Propostas para a elaboração de material didático voltado ao ensino de "divisão celular" no Ensino médio
Autor(es): Maria Paula Prizon Theodoro dos Santos
Primeiro Orientador: Lucia Maria Porto de Paula
Resumo: Embora as tendências atuais sugiram mudanças nas práticas de Ensino de Ciências e Biologia durante a Educação Básica, evidenciando a necessidade de que os estudos sejam desenvolvidos de modo significativo e contextualizado, isso não ocorre na prática cotidiana.Muitos conceitos e atividades são oferecidos segundo o modelo da aprendizagem tradicional e mecânica, sem que suas implicações mais relevantes sejam evidenciadas pelos professores e, muito menos, assimiladas pelos alunos de modo efetivo. Com o ensino do tema Divisão Celular no Ensino Médio, parte considerável dos materiais didáticos disponíveis dispende explicações com alguns aspectos em detrimento de outros, discutindo apenas superficialmente aspectos expressivos dos pontos de vista genético, patológico e evolutivo.Sendo assim, o presente trabalho procurou pautar alguns aspectos do tema Divisão Celular que poderiam ser abordados de modo mais sutil, e, ao mesmo tempo, enumerar itens, pertinentes ao mesmo conteúdo, que possam ser realçados. Para tal, foram analisados três materiais didáticos com relação a cinco aspectos relacionados ao tema: descrição de suas fases, relação com a reprodução, com o desenvolvimento de tumores, com a genética e atividades relacionadas, tais como exercícios. Os resultados mostraram que o tema ainda é abordado pelos materiais didáticos privilegiando a fixação de conceitos e a compreensão de pequenos detalhes. Portanto, sugerese alterações nas abordagens teórica e prática, focando o ensino significativo e contextualizado capaz de permitir que os educandos relacionem as Ciências ao mundo em que vivem, apropriando-se de saberes e de capacidades que os permitam lidar com situações reais e atuais
Assunto: Biologia  Estudo e ensino
Educação
Material didático
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM
Data do documento: 17-Dez-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia__maria_paula_santos_capa.pdf49.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
monografia_maria_paula_santos.pdf116.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.