Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Propostas para a elaboração de material didático voltado ao ensino de "divisão celular" no Ensino médio |
Autor(es): | Maria Paula Prizon Theodoro dos Santos |
Primeiro Orientador: | Lucia Maria Porto de Paula |
Resumo: | Embora as tendências atuais sugiram mudanças nas práticas de Ensino de Ciências e Biologia durante a Educação Básica, evidenciando a necessidade de que os estudos sejam desenvolvidos de modo significativo e contextualizado, isso não ocorre na prática cotidiana.Muitos conceitos e atividades são oferecidos segundo o modelo da aprendizagem tradicional e mecânica, sem que suas implicações mais relevantes sejam evidenciadas pelos professores e, muito menos, assimiladas pelos alunos de modo efetivo. Com o ensino do tema Divisão Celular no Ensino Médio, parte considerável dos materiais didáticos disponíveis dispende explicações com alguns aspectos em detrimento de outros, discutindo apenas superficialmente aspectos expressivos dos pontos de vista genético, patológico e evolutivo.Sendo assim, o presente trabalho procurou pautar alguns aspectos do tema Divisão Celular que poderiam ser abordados de modo mais sutil, e, ao mesmo tempo, enumerar itens, pertinentes ao mesmo conteúdo, que possam ser realçados. Para tal, foram analisados três materiais didáticos com relação a cinco aspectos relacionados ao tema: descrição de suas fases, relação com a reprodução, com o desenvolvimento de tumores, com a genética e atividades relacionadas, tais como exercícios. Os resultados mostraram que o tema ainda é abordado pelos materiais didáticos privilegiando a fixação de conceitos e a compreensão de pequenos detalhes. Portanto, sugerese alterações nas abordagens teórica e prática, focando o ensino significativo e contextualizado capaz de permitir que os educandos relacionem as Ciências ao mundo em que vivem, apropriando-se de saberes e de capacidades que os permitam lidar com situações reais e atuais |
Assunto: | Biologia Estudo e ensino Educação Material didático |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM |
Data do documento: | 17-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia__maria_paula_santos_capa.pdf | 49.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
monografia_maria_paula_santos.pdf | 116.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.