Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Maria Porto de Paulapt_BR
dc.creatorMaria Paula Prizon Theodoro dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:58:24Z-
dc.date.available2019-08-12T09:58:24Z-
dc.date.issued2011-12-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AYKWM-
dc.description.resumoEmbora as tendências atuais sugiram mudanças nas práticas de Ensino de Ciências e Biologia durante a Educação Básica, evidenciando a necessidade de que os estudos sejam desenvolvidos de modo significativo e contextualizado, isso não ocorre na prática cotidiana.Muitos conceitos e atividades são oferecidos segundo o modelo da aprendizagem tradicional e mecânica, sem que suas implicações mais relevantes sejam evidenciadas pelos professores e, muito menos, assimiladas pelos alunos de modo efetivo. Com o ensino do tema Divisão Celular no Ensino Médio, parte considerável dos materiais didáticos disponíveis dispende explicações com alguns aspectos em detrimento de outros, discutindo apenas superficialmente aspectos expressivos dos pontos de vista genético, patológico e evolutivo.Sendo assim, o presente trabalho procurou pautar alguns aspectos do tema Divisão Celular que poderiam ser abordados de modo mais sutil, e, ao mesmo tempo, enumerar itens, pertinentes ao mesmo conteúdo, que possam ser realçados. Para tal, foram analisados três materiais didáticos com relação a cinco aspectos relacionados ao tema: descrição de suas fases, relação com a reprodução, com o desenvolvimento de tumores, com a genética e atividades relacionadas, tais como exercícios. Os resultados mostraram que o tema ainda é abordado pelos materiais didáticos privilegiando a fixação de conceitos e a compreensão de pequenos detalhes. Portanto, sugerese alterações nas abordagens teórica e prática, focando o ensino significativo e contextualizado capaz de permitir que os educandos relacionem as Ciências ao mundo em que vivem, apropriando-se de saberes e de capacidades que os permitam lidar com situações reais e atuaispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titlePropostas para a elaboração de material didático voltado ao ensino de "divisão celular" no Ensino médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__maria_paula_santos_capa.pdf49.01 kBAdobe PDFView/Open
monografia_maria_paula_santos.pdf116.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.