Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEHNT
Type: Tese de Doutorado
Title: Os pobres e o consumo: uma teoria substantiva da experiência de consumo de eletrônicos
Authors: Marcelo de Rezende Pinto
First Advisor: Jose Edson Lara
Abstract: A partir da constatação de que ainda são incipientes os estudos que buscam relacionar as experiências de consumo em uma perspectiva social, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre os consumidores pobres urbanos, esta tese tem por objetivo geral investigar como as experiências de consumo de eletrônicos pelos consumidores de baixa renda interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Por meio de uma abordagem interpretativista e construtivista de pesquisa e baseada em um arcabouço epistemológico-metodológico no qual se conjugou três movimentos a fenomenologia, a etnografia e a grounded theory a pesquisa, de cunho qualitativo, buscou conhecer como os consumidores de baixa renda de um dos bairros pobres da cidade de Belo Horizonte vivenciam suas experiências de consumo de aparelhos eletrônicos numa perspectiva simbólica e socialmente construída. Para atender aos objetivos propostos, conduziu-se uma pesquisa de inspiração etnográfica a fim de se vivenciar o dia a dia dos consumidores no seu ambiente natural por meio de entrevistas em profundidade, observações e notas de campo. Os dados da investigação empírica foram examinados com base na Análise de Conteúdo. Com a intenção de ir além das descrições, o trabalho também visou à construção de uma teoria substantiva por meio da grounded theory construtivista tal como proposta por Strauss e Corbin (2008) e Charmaz (2006). A teoria substantiva gerada salientou que nas experiências de consumo de aparelhos eletrônicos de consumidores pobres é possível perceber uma intensa relação com o sistema cultural e simbólico construída entre os sujeitos pesquisados. Devido ao forte apelo simbólico dos aparelhos eletrônicos, como categoria central do estudo julgou-se adequado a escolha da categoria Questões simbólicas. Contudo, diversas outras categorias emergiram do estudo e serviram para explicar o fenômeno: identificação com o bairro, violência e tráfico, influências sociais, papel dos relacionamentos, compartilhamento de objetos e espaços, posse e uso dos eletrônicos como distinção. Para a elaboração da teoria mostraram-se importantes também as categorias formas de aquisição dos aparelhos, experiências de compra, dilemas de compra à vista e a prazo, uso do crédito, percepção do consumidor de baixa renda e sonhos de consumo. Sendo assim, espera-se que os resultados a partir da elaboração da teoria substantiva possam contribuir para preencher lacunas no conhecimento tanto no que se refere à literatura atinente às experiências de consumo quanto no que tange às características dos consumidores pobres.
Abstract: As the studies which examine the experience of consumption from a social perspective are incipient, and coupled with the perception that little research has been done on low-income, urban consumers, the general objective of this work was to investigate the interaction of the experiences of consumption of electronics by low-income consumers with the cultural and symbolic system involved in the flow of everyday social life. Through an interpretative and constructivist research approach and based on a three movement epistemological-methodological outline in which are joined together phenomenology, ethnography, and grounded theory this qualitative research attempted to discover how low-income consumers from one of the poorest neighborhoods of the city of Belo Horizonte experience consumption of electronic goods, from a symbolic and socially-constructed perspective. To this end, the research, which was inspired by ethnography in order to assess the consumers day-to-day in their natural setting, was carried out by way of in-depth interviews, observations, and field notes. The empirical data were submitted to content analysis. With the intention of going beyond description, a substantive theory was developed by way of constructivist grounded theory, as proposed by Strauss and Corbin (2008) and Charmaz (2006). The substantive theory which was generated revealed an intense relationship between the cultural and symbolic system and the experience of consumption of electronic goods of the investigated low-income consumers. Because of the strong symbolic appeal of electronic goods, the choice of Symbolic Questions as the central category of this study was deemed appropriate. Nevertheless, various other categories emerged in this study and contributed to explain this phenomenon: identification with the neighborhood, violence and drug dealing, social influence, the role of relationships, sharing of objects and spaces, possession and use of electronic goods as a distinction. For the elaboration of the theory, the categories of electronics purchase, buying experiences, dilemmas of up-front and installment payment methods, use of credit, low-income consumer perception, and consumption desires were also important. These results based on the elaboration of a substantive theory are expected to contribute to filling in the literature gaps on the relationship between consumption experiences and poor consumers.
Subject: Sociedade de consumo
 Administração
Comportamento do consumidor
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEHNT
Issue Date: 18-Dec-2009
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_marcelo_de_rezende_pinto.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.