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Type: Dissertação de Mestrado
Title: O planejamento estratégico em instituições privadas de ensino superior no estado de Acre: os casos da FIRB e FAAO
Authors: Marcus Vinicius de Lucas Fleming
First Advisor: Francisco Vidal Barbosa
Abstract: A universidade, como organização, desempenha papel fundamental no mundo moderno, em vários cenários, formando profissionais das mais diversas áreas, produzindo e divulgando conhecimento, na tentativa de solucionar problemas sociais. A transmissão, produção e aplicação do conhecimento são tão importantes para o futuro da humanidade, que se torna obrigatório às universidades exercerem uma administração ágil, adequando sua gestão às necessidades da sociedade global, já pertencente a este novo milênio. A rapidez dos acontecimentos, uma das principais características desses novos tempos, faz com que toda e qualquer organização se adapte aos novos cenários ou, simplesmente, sucumba. Daí, a importância do processo de planejar, no sentido deformalizar e direcionar ações a alvos de grande importância como o de construir a cidadania. O planejamento estratégico amplia um pouco mais o conceito do ato de planejar, pois leva em conta uma complexidade maior de fatores com mais parâmetros envolvidos. No planejamento estratégico, está envolvida a análise das ameaças eoportunidades que compõem a ambiência externa e as forças e fraqueza em relação ao ambiente interno. Com base nesses pressupostos e com o objetivo de caracterizar e analisar a prática de gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional PDI , como instrumento de planejamento estratégico em sua ação cotidiana, é que foram realizados estudos de casos, de caráter descritivo e analítico, na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas Rio Branco e na Faculdade da Amazônia Ocidental, sediadas no estado do Acre, a partir de uma amostra de oitenta e oito pessoas. A pesquisa foi desenvolvida, utilizando-se estratégia qualitativa. As informações revelam que há ummodelo gerencial centralizador, em que impera uma administração mais reativa do que proativa, muito embora haja esforços para adequação das Instituições de Ensino Superior IES às orientações do Ministério da Educação, na formulação do projeto político-pedagógico.
Abstract: The university, as an organization, has a fundamental role in the modern world, in several sceneries, training professionals in many different areas, producing and disclosing knowledge, in order to solve social problems. The transmission, production and application of knowledge are so important for the humanity's future, which becomes obligatory to the universities the exercise of an agile administration, adapting its management to the needs of the global society, which already belongs to this new millennium. The speed of the events, one of the main characteristics of these new times, forces all the organizations to adapt themselves to the new sceneries, or simply succumb. This way, it can be seen the importance of the process of planning, to formalize and to guide actions to objectives of great importance, such as buildingcitizenship. The strategic planning enlarges a little more the concept of planning; therefore it has greater complexity of factors and more involved parameters. In the strategic planning, it is involved the analysis of the menaces and opportunities that compose the external ambience and the forces and weakness in relation to the internal atmosphere. Based in those presuppositions, and with the objective to characterize and analyze the practice of administration of PDI - Plan of Institutional Development, as instrument of strategic planning in its daily action, It was done studies of cases, with a descriptive and analytic character, in Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais aplicadas Rio Branco and in Faculdade da Amazônia Ocidental, both addressed in the state of Acre, starting from a sample of eighty eight people. The research was developed through a qualitative strategy. The information reveals that there is a centralizingmanagerial model, where the reactive management goes higher than the pro-activate one, although there are internal efforts to adapt the institutions to the orientations of the Ministry of Education, when formulating the political-pedagogic project.
Subject: Universidades e faculdades Administração
Administração
Planejamento estratégico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BEKC2
Issue Date: 10-Sep-2004
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