Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C4KGB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Análise de gestão de estoques de componentes de informática
Autor(es): Harley Lobato de Oliveira
Primeiro Orientador: Leise Kelli de Oliveira
Resumo: A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem para facilitar o fluxo dos produtos desde a aquisição do produto a ser comercializado. A visão logística tem como função estudar uma maneira de aperfeiçoar os recursos de suprimento, estoques edistribuição dos produtos e serviços. A logística é vital para o sucesso de uma organização, ela direciona o desempenho das empresas. Para que o cliente tenha seus bens e serviços no momento em que desejarem. A estratégia utilizada neste trabalho visa a classificação dos produtos nas categorias da Curva ABC capaz de propiciar várias análises e facilitar ao administrador nas tomadas de decisão e identificar quais produtos oferecidos mereçam mais atenção na suareposição dos estoques a fim de evitar sua falta que pode gerar perdas significativas a empresa. Sabe-se que manter estoque alto de produtos de informática é visto como investimento de alto custo e risco de obsolescência, tendo isso como parâmetro, é imprescindível a importância em manter um fluxo satisfatório dos produtos comercializados, de utilizar uma ferramenta mais adequada no gerenciamento do estoque. A empresa deve observar e acompanhar sempre a demanda dos seus produtos, de identificar itens que mesmo não representando lucro satisfatório, mas que na sua falta no estoque pode impactar no giro de outros itens mais rentáveis. O cliente deseja comprar vários produtos num único local apenas para não onerar no seu frete e no seu custo para revenda. Este estudo de caso foi aplicado em uma empresa do setor de informática, onde ocorrem atrasos constantes no ressuprimento do estoque, tais atrasos impactamnegativamente nos lucros da empresa e tem gerado desmotivação dos vendedores que recebem comissão da vendas. O objetivo é de propiciar um melhor planejamento das compras e demonstrar a importância do ressuprimento mais rápido, a logística visa atender melhor as demandas, de identificar e reduzir as faltas de produtos e com isto desempenhar seu real papel em atender aos pedidos dos clientes ao menor custo possível. A curva ABC possibilita identificar e classificar os itens por categoria de importância e, portanto, facilita na tomada de decisão e nas compras de reposição.
Abstract: The logistics business is all movement and storage activities to facilitate the flow of products from the acquisition of the product being marketed. The vision has as its logistics study how to improve the supply of resources, inventory and distribution of products and services. The logistics are vital to the success of an organization, it directs the performance of companies.For the customer to have their goods and services when they want. The strategy used in this work aims at the classification of products in the categories of curve ABC can provide various analysis and facilitate the administrator in making decisions and identify which products offered deserve more care in the rebuilding of stocks to avoid failing that can generate significant losses in the company. It is known to maintain high inventory of IT products is seen as a high investment cost and risk of obsolescence, taking it as a parameter, it is imperative the importance of maintaining a satisfactory flow of marketed products, to use a most appropriate tool in managing stock. The company must observe and keep up with demand for its products, to identify items that does not represent satisfactory profit, but failing in inventory turnover can impact on other more profitable items. The customer wants to buy several products in one place just to avoid burdening your freight and the cost for resale. This case study was applied to a company in the computer industry, where there are frequent delays in restocking of inventory, such delays negatively impact the bottom line and has generated motivation of sellers who receive commission from sales. The goal is to provide a better purchase planning and demonstrate the importance of faster resupply, logistics aims to better meet the demands, to identify and reduce product failures and thus play its true role in meeting the demands of customers at the lowest possible cost. The curve ABC enables you to identify and classify items by category of importance and thus facilitates decision-making and replacement purchases.
Assunto: Logística
Engenharia de transportes
Planejamento empresarial
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9C4KGB
Data do documento: 19-Set-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sum_rio.pdf26.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
introdu__o.pdf171.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.