Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFR6
Type: Monografias de Especialização
Title: Processo educativo na estratégia saúde da família: um desafio para a equipe
Authors: Helda Araújo Sanches
First Advisor: Kenia Lara da Silva
First Referee: Angela Maria de Lourdes Dayrell de Lima
Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre o processo educativo na estratégia de reorganização do modelo assistencial, o Programa Saúde da Família. O processo educativo na saúde é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida da população. Propõe-se identificar as estratégias de educação em saúde que podem ser desenvolvidas pela Equipe de Saúde da Família. O instrumento utilizado foi uma revisão narrativa da bibliografia. Os resultados indicaram a possibilidade de diferentes estratégias para se trabalhar a educação em saúde. O sucesso da educação em saúde, em busca de melhores resultados, é o agrupamento das ações com uma equipe multiprofissional, como foi demonstrado em alguns estudos. Conclui-se que a capacitação baseada no conhecimento, favorece o desenvolvimento de ações educativas e discussões que promovam reflexão crítica dos grupos, apoio, espaço para o crescimento pessoal, oportunidade para melhorar a auto-estima, mudanças comportamentais.
Abstract: This study presents a reflection on the educational process in the strategy to reorganize the health care model, the Family Health Program. The educational process in health is determined by social, political and educational, and aims to improve the quality of life. It is proposed to identify strategies for health education that can be developed by Family Health Team. The instrument used was a narrative review of the literature. The results indicated the possibility of different strategies for working health education. The success of health education in search of better results is the grouping of actions with a multidisciplinary team, as was shown in some studies. We concluded that training based on knowledge, fosters the development of educational activities and discussions that promote critical reflection groups, support, space for personal growth, opportunity to improve self-esteem, behavioral changes.
Subject: Estratégia saúde da família
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFR6
Issue Date: 18-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_helda_ara_jo_sanches.pdf91.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.