Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFR6
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Processo educativo na estratégia saúde da família: um desafio para a equipe |
Autor(es): | Helda Araújo Sanches |
Primeiro Orientador: | Kenia Lara da Silva |
Primeiro membro da banca : | Angela Maria de Lourdes Dayrell de Lima |
Resumo: | Este estudo apresenta uma reflexão sobre o processo educativo na estratégia de reorganização do modelo assistencial, o Programa Saúde da Família. O processo educativo na saúde é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e tem como finalidade a melhoria da qualidade de vida da população. Propõe-se identificar as estratégias de educação em saúde que podem ser desenvolvidas pela Equipe de Saúde da Família. O instrumento utilizado foi uma revisão narrativa da bibliografia. Os resultados indicaram a possibilidade de diferentes estratégias para se trabalhar a educação em saúde. O sucesso da educação em saúde, em busca de melhores resultados, é o agrupamento das ações com uma equipe multiprofissional, como foi demonstrado em alguns estudos. Conclui-se que a capacitação baseada no conhecimento, favorece o desenvolvimento de ações educativas e discussões que promovam reflexão crítica dos grupos, apoio, espaço para o crescimento pessoal, oportunidade para melhorar a auto-estima, mudanças comportamentais. |
Abstract: | This study presents a reflection on the educational process in the strategy to reorganize the health care model, the Family Health Program. The educational process in health is determined by social, political and educational, and aims to improve the quality of life. It is proposed to identify strategies for health education that can be developed by Family Health Team. The instrument used was a narrative review of the literature. The results indicated the possibility of different strategies for working health education. The success of health education in search of better results is the grouping of actions with a multidisciplinary team, as was shown in some studies. We concluded that training based on knowledge, fosters the development of educational activities and discussions that promote critical reflection groups, support, space for personal growth, opportunity to improve self-esteem, behavioral changes. |
Assunto: | Estratégia saúde da família |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CBFR6 |
Data do documento: | 18-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_helda_ara_jo_sanches.pdf | 91.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.